Qual é o custo de se tornar um discípulo ?

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem o suficiente para terminá-la – para que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que virem comecem a zombar dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’?” Lucas 14:28-30.

Infelizmente, este é o estado em que muitos crentes estão. Eles começam como discípulos sem contar o custo e acabam em pecado e hipocrisia, trazendo vergonha ao termo “cristão” e tornando-se objeto de desprezo.

Qual é, então, o custo de se tornar um discípulo?

“Pai e mãe, esposa e filhos …”

Jesus nos diz claramente nos versículos anteriores: “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua esposa e filhos, sim, e também a sua vida, não pode ser meu discípulo. E quem não carregar a sua cruz e vir após Mim não pode ser Meu discípulo. “Lucas 14: 26-27. Em outras palavras, ser um discípulo nos custa tudo.

Quando Jesus fala de “odiar” os membros da família e a própria vida, Ele não está falando de ódio pelos indivíduos ou cansado da vida. Isso significa que os discípulos não estão vinculados por conselhos humanos, raciocínio, opiniões e influência. Eles serão conduzidos apenas nos passos de seu Mestre. Isso pode trazer reprova e conflito e separação daqueles que não têm a mesma mente, e pode parecer um preço pesado a pagar. Mas sem fazer isso, um discípulo não pode verdadeiramente seguir a Cristo e servir a Deus.

Por outro lado, os verdadeiros discípulos são liberados de toda consideração de si mesmos e de outras pessoas, e tornam-se um com Cristo. Além disso, esta mesma coisa também leva à comunhão, encorajamento e edificação entre cada discípulo individual e todos os outros que têm o mesmo objetivo! As recompensas para o discipulado são realmente grandes. Jesus diz: “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes e herdará a vida eterna.” Mateus 19:29.

“Sua própria vida também ”

O custo final para se tornar um discípulo é odiar e estabelecer nossa “própria vida também”. Nossa “própria vida” neste contexto é nossa própria vontade, nossas opiniões, nossas reações humanas. Por causa da queda, toda a nossa vontade e nossa natureza foram contaminadas pelo pecado e pelo egoísmo. Tornar-se ofendido, desanimado ou impaciente, mostrar parcialidade ou ceder à impureza ou ao orgulho – tudo isso são manifestações de nossa “própria vida”, a inclinação ao pecado encontrada em nossa natureza humana caída ou carne. Em contraste, toda a vontade de Deus consiste em tudo o que é bom e altruísta. Para podermos ser conformados do que somos na imagem de Cristo, nossa “própria vida” precisa morrer!

Para morrermos para nós mesmos, nós, discípulos, devemos orar a Deus por ajuda e negar nossa própria vontade até o fim. Esta é a cruz que Jesus diz que os discípulos devem tomar diariamente (Lucas 9:23 e Lucas 14:27), resultando em uma morte sobre o pecado. Isso acontece diariamente na vida dos verdadeiros discípulos. Isto foi o que Jesus fez, e seus discípulos aprenderam com Ele e seguiram-No no mesmo caminho. (Hebreus 5: 7-9) O resultado é que a vida de Cristo – suas virtudes – começam a se manifestar em nossa vida!

Sem negar nosso próprio pecado e vontade própria, nossa “própria vida” permanecerá, e a vida de Cristo, não pode vir em nós. Não seremos transformados. Não podemos ser formados na imagem de nosso Mestre. Talvez possamos ainda afirmar que somos discípulos, freqüentamos a igreja, discutimos o que é pecado ou não, fazemos o trabalho de caridade e chamamos Jesus de “Senhor”. Mas, a longo prazo, esta forma de piedade não pode cobrir o pecado que ainda estamos vinculados . Paulo descreve esta triste situação entre os cristãos que não querem pagar o preço: “Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, fanfarrões, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, desamorosos, caluniadores, Sem autocontrole, brutais, desprezadores do bem, traidores, obstinados, arrogantes, amantes do prazer e não amantes de Deus, tendo uma forma de piedade, mas negando seu poder. “2 Timóteo 3: 2-5.

Sem cumprir as condições, não podemos ser discípulos de Jesus. Mas a grande notícia é que Deus pode nos permitir fazer isso! Quando estamos dispostos a ser obedientes à vontade de Deus, nos tornaremos uma nova criação. Nós morremos com Ele, e vivemos com Ele. Aumentamos nas virtudes de Cristo, e nos tornamos cada vez mais como nosso Mestre.

“Pois, se morrermos com Ele, também viveremos com Ele .” 2 Timoteus 2:11.

1

Vida de Discípulo – Introdução

Jesus nos exorta a desistir de tudo para segui-Lo – para nos tornarmos Seu discípulo. O que significa ser discípulo? Por que vale a pena desistir de nossas próprias vidas por isso? O próprio Jesus nos chamou para ser um discípulo, Seu […]

Ler mais
2

Que é um discípulo?

Milhões de pessoas adoram a Jesus como Senhor. Mas o que significa ser um discípulo?

Ler mais
3

Qual é o custo de se tornar um discípulo ?

Em várias ocasiões, Jesus exortou as pessoas a calcularem o custo antes de se comprometerem a segui-Lo – para se tornarem Seu discípulo .

Ler mais
4

O desenvolvimento de um discípulo – Perdão e Espírito Santo

Um dos aspectos mais interessantes da vida do discípulo é que consiste em constante crescimento e desenvolvimento. O próprio Jesus teve de aprender a obedecer enquanto era um homem na terra (Hebreus 5: 8), e Ele sofreu crescimento espiritual: “E aumentou Jesus […]

Ler mais
5

O desenvolvimento de um discípulo – O caminho da cruz e a construção da igreja

Receber o perdão dos pecados nos permite ter um novo começo na vida. Agora, os discípulos estão preparados para começar no caminho que conduz à meta – ser como seu Mestre, Jesus Cristo . Sabemos que é possível tornar-se como nosso Mestre, […]

Ler mais
6

Fazendo discípulos em toda a nação

Como podemos cumprir com uma das maiores tarefas que nos foram confiadas ?

Ler mais