Como posso ter um relacionamento mais profundo com Jesus?

Como posso ter um relacionamento mais profundo com Jesus?

Jesus está vivo e perto na tua vida?

7 minutos ·

A relação que os cristãos têm com Jesus pode variar muito de pessoa para pessoa. Só porque você foi convertido, ou seja, se tornau um cristão, não significa necessariamente que você tem um relacionamento profundo e íntimo com Jesus.

Um relacionamento vivo e íntimo

Para alguns cristãos, um relacionamento com Jesus consiste em orar a ele e ir à igreja no domingo. Eles permitem que Jesus seja um sacrifício pelos seus pecados, mas o relacionamento com ele pára por aí. Para outros, Jesus é um exemplo a seguir, e eles tentam o melhor que podem para viver como ele fez. Mas desde que Jesus está no céu e eles estão aqui, eles realmente não esperam ter muito de um relacionamento com ele e, portanto, na verdade, não o tem. Tais relações com Jesus podem, na melhor das hipóteses, ser descritas como "distantes".

A Bíblia, no entanto, fala sobre um relacionamento íntimo e dinâmico com Jesus. Ele é, afinal de contas, uma pessoa, não um "conceito teológico", não alguém que uma vez viveu na Terra e agora está longe, mas uma pessoa que está viva e pode estar muito próxima. Ele mesmo foi tentado em tudo como nós, mas venceu o pecado e a morte. (Hebreus 4:15; Romanos 6: 8) Por causa de sua fidelidade, ele tem todo o poder e graça para ajudá-lo a vencer o pecado em sua vida. O relacionamento com ele pode ser cheio de vida – não algo sem vida e estagnado – porque ele mesmo está vivo (Apocalipse 1:18)

Escolhendo a ele

O fato é que você mesmo decide o relacionamento que quer ter com Jesus. Você deve primeiro escolher acreditar que um relacionamento íntimo com Jesus é possível antes que você possa entrar em tal relacionamento, pois tudo – espiritualmente falando – é um produto da fé de alguém.

Um relacionamento com Jesus não é unilateral. Jesus deixa isso claro quando Ele diz, “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14:23. Agora pense que Jesus e o Pai querem vir e fazer Sua morada com você! É esse o relacionamento que você tem com ele?

E mais uma vez ele diz que “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21. Você já pensou que Jesus quer se manifestar (revelar) a você? Essa promessa é dada àqueles que O amam e guardam seus mandamentos, então é claro que tal revelação de Jesus ocorrerá durante toda a sua vida como cristão, e não apenas no começo de sua vida cristã.

Comunhão em uma base diária

Se você escolher preencher essas condições (obedecer a Palavra de Jesus em sua vida), Jesus se tornará um amigo amado, com quem você pode ter comunhão diária. Ele não estará longe de você, mas vive e fala em seu coração e mente através do Espírito Santo. (Ele não disse: “O reino dos céus está dentro de você?”) Haverá um diálogo contínuo com aquele a quem você ama e segue. Ele não é apenas seu amigo, mas alguém que entende como é ser tentado e, portanto, pode ajudá-lo no momento da necessidade. Ele é uma fonte de sabedoria e encorajamento e, portanto, uma fonte de força no tempo da tentação. Ele é seu Salvador, não apenas da penalidade do pecado, mas também de seu poder em sua vida diária. Como está escrito: “… socorro bem presente na angústia”. Salmo 46: 1. É assim que você vai experimentar Jesus! Ele é capaz de ter compaixão dos fracos, porque experimentou a própria fraqueza humana. (Hebreus 4:15)

Seu relacionamento com Jesus existe em seu coração, mente e espírito. Quando ele é o centro do seu afeto, então ele também se senta no trono do seu coração. Os pensamentos que entram em sua mente começam a ser trazidos diante dele, com a atitude de coração: “Querido Senhor Jesus, esse pensamento é agradável à Sua vista?” Com tal atitude, seu coração começa a entender o que é a mente de Jesus qual é a mente do Espírito: vida e paz! Você aprende que alguns pensamentos lhe trazem vida e paz, enquanto outros trazem apenas inquietação e vazio. Desta forma, você aprende a discernir entre o bem e o mal nas situações cotidianas da vida, entre o que é e o que não é agradável a seus olhos. Jesus se torna seu instrutor e guia para uma vida mais profunda no Espírito.

O relacionamento que você tem com Jesus também está em seu espírito humano, onde você aprende a se voltar para ele em momentos de estresse, luta e tentação, longe de seus próprios pensamentos e sentimentos. Lá você encontra o Espírito de Jesus, que é o espírito da profecia. (Apocalipse 19:10) O espírito profético de Jesus fala de edificação, exortação e conforto ao seu espírito humano, e você sentirá que está poderosamente fortalecido.

Quando você se aproxima de Jesus, as palavras da Bíblia que você leu e ouviu e falou tantas vezes antes, de repente se tornarão vivas para você. Versos secos que antes tinham pouco significado se tornarão cheios de poder para viver a vida que Jesus viveu. Você sentirá que um espírito de revelação fala em seu homem interior, e você entenderá a Palavra de Deus e sua própria vida de maneira muito diferente como resultado. A fé nascerá em seu coração em um nível mais profundo com cada revelação sobre a Palavra. E à medida que a sua fé cresce, o mesmo acontece com o poder do Espírito em sua vida, para que você possa seguir ainda mais os passos de Jesus.

Um relacionamento cada vez mais profundo

Os relacionamentos com as pessoas são dinâmicos, pois muitas vezes mudam com o tempo e podem se aprofundar. Então é assim também com o seu relacionamento com Jesus. Assim como as misericórdias de Deus são novas a cada manhã, seu relacionamento com Jesus também pode ser novo e vivo todas as manhãs! O relacionamento se torna mais profundo à medida que o seu amor por ele aumenta, e o seu amor pela sua própria vida (ou seja, por sua própria vontade) diminui.

Jesus diz, “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20.

Ele diz "alguém". Isso não inclui você?

Talvez você tenha se tornado um cristão há muito tempo, mas nunca tenha realmente experimentado um relacionamento íntimo com Jesus. Você sente ele batendo na porta do seu coração hoje? Convide-o para o seu coração, não apenas como um sacrifício pelos seus pecados, mas como um amigo querido e amado, como Senhor e Mestre, como Alguém a quem você deseja deixar governar e reinar em seu coração e vida.

Abençoado é você, se você acredita nas palavras de Jesus; abra a porta do seu coração e convide-o como Senhor e Mestre! Se você fizer isso, se obedecer a sua Palavra em tua vida, você experimentará o que é ter Jesus vivo e habitando em seu coração. Você experimentará um relacionamento íntimo com o Rei dos reis e o Senhor dos senhores!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.