A história de Rute, como você pode nunca ter pensado nisso antes

A história de Rute e Noemi é bem conhecida. Você já pensou em como isso poderia se aplicar à sua vida?

A história de Rute, como você pode nunca ter pensado nisso antes

(Click to listen to an audio recording of this article, read by the author: The story of Ruth as you may never have thought of it before)

Rute poderia ter o título de melhor nora de todos os tempos. Mas o livro de Rute é mais do que parece à primeira vista. Recentemente, descobri o paralelo entre a fala familiar e a vida na Nova Aliança.

Rute e Noemi

Aqui está uma rápida recapitulação do livro de Rute:

Tendo se mudado para Moabe e perdido tudo ali, inclusive seu marido e dois filhos, Noemi decidiu que era hora de voltar para casa, em Judá. Deve ter sido doloroso para ela começar a jornada de volta sem aqueles com os quais ela tinha vindo. Mas ela teve suas duas jovens noras, Orfa e Rute. Naqueles dias elas continuavam sendo parte de sua casa, apesar de seus maridos terem falecido.

Em algum lugar ao longo do caminho, Noemi deve ter considerado o quanto as duas garotas estavam desistindo de deixar o que provavelmente era o único lar que conheciam. Ela pediu que se voltassem e retornassem para as casas de suas mães. De início, as duas garotas resistiram, mas, por fim, sua persistência persuadiu Orfa e ela beijou Noemi e voltou para casa. Mas o livro de Rute nos diz que Rute não pôde ser convencida. Seu compromisso com a sogra era muito forte. “Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.“, disse ela a Noemi.

Duas viúvas não teriam tido uma vida fácil naqueles dias, e provavelmente experimentaram fome e pobreza quando chegaram a Judá. Mas elas tinham um parente rico, um homem chamado Boaz, e Rute foi para seus campos, onde a colheita estava sendo feita, para recolher o grão restante. Boaz a notou lá, e ele já tinha ouvido falar de sua devoção e cuidado com Noemi. Então ele a levou sob sua proteção, permitiu que ela ajuntasse  dos feixes e lhe deu comida para comer. Com o tempo Boaz e Rute se casaram.

Por causa do compromisso e amor de Rute por Noemi, e sua recusa em voltar atrás do que ela sabia ser o caminho que ela deveria seguir, Deus a abençoou tremendamente. Ela e Noemi deixaram de ser viúvas empobrecidas e passaram a ter uma vida segura. Ela também se tornou a bisavó do rei Davi, e dessa forma ela também foi uma ancestral do próprio Jesus Cristo. Tudo isso pode ser lido no livro de Rute.

O livro de Rute e nós

Então, como essa história poderia se relacionar com nossas vidas, agora?

Nós também temos que tomar a decisão de dar as costas às nossas velhas vidas e começar uma nova jornada. Deus nos chama e atrai nossos corações para Ele, e nós recebemos fé para começar uma nova vida. Isso significa que nós desistimos de tudo de nossa vontade, e tudo o que Deus requer de nós, qualquer coisa que nos impeça de seguir a Jesus 100%.. “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”Jesus disse. (Lucas 14:26) Esta parece ser uma ordem alta de coisas para desistir, mas isso não significa que voltamos as costas para todos que conhecemos; em vez disso, significa que não permitimos que nada nem ninguém nos desvie de segui-lo.

Assim como Rute pode ter sido tentada a deixar Noemi e voltar para casa, Satanás tentará nos persuadir a voltar a nossos velhos modos de vida. Mas nosso compromisso como discípulos deve ser completo. Pela fé nossa vontade pessoal, sentimentos e luxúrias são conquistados quando seguimos a Cristo. O que deixamos para trás se tornará como lixo para nós quando abrirmos nossos olhos para a bênção que vem de seguir a Jesus por amor a Ele.

“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.” Filipenses 3:7-8.

Provas, ajuda e recompensa

Nós nos encontraremos com as provações enquanto seguimos esse caminho. Não necessariamente serão julgamentos externos como fome e pobreza. Nós temos que combater o bom combate da fé a fim de fazer a vontade de Deus, em oposição aos desejos da nossa carne. Mas é através dessas provações, que Pedro descreve como sendo “testados pelo fogo”, que nossa fé se torna genuína e preciosa. Que “possa ser encontrada para louvar, honrar e glorificar a revelação de Jesus Cristo”. 1 Pedro 1: 7.

Rute sabia que, quando precisassem, encontrariam ajuda de seu parente. Nós também precisamos buscar o relacionamento que sabemos que será de eterno benefício. Um relacionamento com Deus, que tem todo o poder no céu e na terra, e pode compartilhar esse poder conosco. Além de nos ajudar de todas as formas possíveis nesta vida, Ele também prepara um lugar para nós na vida por vir. Ore a Ele, acredite Nele, fique perto Dele, cultive um relacionamento íntimo com Ele. Ele é nosso amigo e ajudador na medida em que nós confiamos nele, desde as maiores provações da vida, até os menores assuntos cotidianos.

Nossas provas são mais leves quando sabemos qual é o resultado final. A fidelidade nos dará as vidas mais ricas possíveis. Seremos aperfeiçoados, estabelecidos, fortalecidos e estabelecidos. Deus poderá nos usar em Seu ministério, seremos conformes à imagem de Cristo, nossas vidas serão abençoadas na terra e um dia chegaremos a estar com nosso Senhor como herdeiros com Ele por toda a eternidade! Fidelidade recompensa ricamente! (1 Pedro 5:10; Romanos 8: 28-29; Romanos 8: 16-17)


Você pode ler mais comentários sobre histórias bíblicas familiares em nosso arquivo sobre pessoas na bíblia
.

Você também pode estar interessado nestes artigos selecionados:

Você pode ler a história toda no livro de Rute na bíblia.
“O projeto bíblia” produziu um vídeo interessante explorando o livro de Rute.

Baixar e-book grátis

O Novo Pacto e o mistério da iniquidade

O Novo Pacto é um pacto pessoal que nós fazemos com Deus, no qual nós nos comprometemos a obedecer toda a Sua vontade, e por outro lado ele se compromete a nos equipar com tudo o que nós precisamos para o fazer. O mistério da iniqüidade é que a maioria das pessoas nega esta parte da graça que Jesus enviou a nós e, em vez disso, transformam a graça de Deus em uma licença para pecar.