A história de Rute como você nunca deve ter pensado nela antes

A história de Rute e Noemi é bem conhecida. Você já pensou em como isso poderia se aplicar à sua vida?

Escrito por Kathryn Albig
A história de Rute como você nunca deve ter pensado nela antes
  • A história de Rute como você nunca deve ter pensado nela antes
  • (Clique para ouvir uma gravação em áudio deste artigo, lida pelo autor: A história de Rute como você nunca deve ter pensado nela antes)

    Rute poderia ter o título de melhor nora de todos os tempos. Mas o livro de Rute é mais do que parece à primeira vista. Recentemente, descobri o paralelo entre a história familiar e a vida da Nova Aliança.

    Rute e Noemi

    Aqui está uma rápida recapitulação do livro de Rute:

    Tendo se mudado para Moabe e perdido tudo lá, incluindo seu marido e dois filhos, Noemi decidiu que era hora de voltar para casa em Judá. Deve ter sido de partir o coração para ela começar a jornada de volta sem aqueles com quem ela veio. Mas ela tinha duas jovens noras, Orfa e Rute. Naqueles dias, elas permaneciam parte da casa dela, embora seus maridos tivessem morrido.

    Em algum lugar ao longo do caminho, Noemi deve ter considerado o quanto as duas meninas estavam desistindo de deixar o que provavelmente era o único lar que elas já conheceram. Ela pediu que voltassem e retornassem para as casas de suas mães. A princípio, as duas meninas resistiram, mas eventualmente sua persistência convenceu Orfa, e ela beijou Noemi e voltou para casa. Mas o livro de Rute nos diz que Rute não podia ser convencida. Seu compromisso com a sogra era muito forte. “Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”, disse ela a Noemi.

    Duas viúvas não teriam tido uma vida fácil naqueles dias, e provavelmente experimentaram fome e pobreza quando chegaram a Judá. Mas elas tinham um parente rico, um homem chamado Boaz, e Rute foi aos seus campos, onde a colheita estava sendo realizada, para colher os restos de grãos. Boaz a notou lá, e ele já tinha ouvido falar de sua devoção e cuidado com Noemi. Então ele a levou sob sua proteção, permitiu que ela recolhesse dos feixes e lhe deu comida para comer. Com o tempo Boaz e Rute se casaram.

    Por causa do compromisso e amor de Rute por Noemi, e sua recusa em voltar atrás do que ela sabia que era o caminho que deveria seguir, Deus a abençoou tremendamente. Ela e Noemi passaram de viúvas empobrecidas para uma vida segura. Ela também se tornou bisavó do rei Davi e, dessa maneira, também era ancestral do próprio Jesus Cristo. Tudo isso pode ser lido no livro de Rute.

    O livro de Rute e nós

    Então, como essa história poderia se relacionar com nossas vidas agora?

    Nós também temos que tomar uma decisão de virar as costas para nossas vidas antigas e iniciar uma nova jornada. Deus nos chama e atrai nossos corações para ele, e nós recebemos fé para começar uma nova vida. Isso significa que desistimos de toda a nossa vontade e tudo o que Deus exige de nós, qualquer coisa que nos impeça de seguir a Jesus 100%. “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”, disse Jesus. (Lucas 14:26) Parece que é uma tarefa difícil desistir, mas isso não significa que viramos as costas a todos que conhecemos; ao contrário, significa que não permitimos que nada ou ninguém nos desvie de segui-lo.

    Assim como Rute pode ter sido tentada a deixar Noemi e voltar para casa, Satanás tentará persuadir-nos a voltar aos nossos velhos modos de vida. Mas nosso compromisso como discípulos deve ser completo. Pela fé, nossa vontade, sentimentos e concupiscências pessoais são vencidos quando seguimos a Cristo. O que deixamos para trás se tornará lixo para nós quando abrirmos os olhos para a bênção que advém de seguir Jesus por amor a Ele.

    “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,.” Filipenses 3:7-8.

    Provações, ajuda e recompensa

    Iremos enfrentar provas à medida que avançamos por esse caminho. As nossas não serão necessariamente provas materiais, como fome e pobreza. Nós temos que combater o bom combate da fé para fazer a vontade de Deus, em oposição às concupiscências da nossa carne. Mas é através dessas provações, que Pedro descreve como “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;”. 1 Pedro 1: 7.

    Rute sabia que, quando precisassem, encontrariam ajuda do parente. Também precisamos buscar o relacionamento que sabemos que será de benefício eterno. Um relacionamento com Deus, que tem todo poder no céu e na terra, e pode compartilhar esse poder conosco. Além de nos ajudar de todas as formas possíveis nesta vida, ele também prepara um lugar para nós na vida futura. Ore para ele, creia nele, fique perto dele, cultive um relacionamento íntimo com ele. Ele é nosso amigo e ajudante, na medida em que confiamos nele, desde as maiores provações da vida, até os menores assuntos do dia-a-dia.

    Nossas provas são mais leves quando sabemos qual é o resultado final. A fidelidade nos dará a vida mais rica possível. Seremos aperfeiçoados, estabelecidos, fortalecidos e enraizados. Deus poderá nos usar em seu ministério, seremos conformados à imagem de Cristo, nossas vidas serão abençoadas na terra e um dia chegaremos a estar com nosso Senhor como herdeiros com ele por toda a eternidade! A fidelidade recompensa ricamente! (1 Pedro 5:10; Romanos 8: 28-29; Romanos 8: 16-17)

     

    Você pode ler a história completa no livro de Rute na Bíblia.
    “O projeto Bíblia” tem feito um vídeo muito interessante explorando o livro de Rute.

    Você pode ler mais comentários de histórias da bíblia muito familiares ou em nossa página de tópico sobre pessoas na Bíblia.

    Você também pode estar interessado nestes artigos selecionados:

    Baixar e-book grátis

    O Novo Pacto e o mistério da iniquidade

    Escrito por Sigurd Bratlie

    O Novo Pacto é um pacto pessoal que nós fazemos com Deus, no qual nós nos comprometemos a obedecer toda a Sua vontade, e por outro lado ele se compromete a nos equipar com tudo o que nós precisamos para o fazer. O mistério da iniqüidade é que a maioria das pessoas nega esta parte da graça que Jesus enviou a nós e, em vez disso, transformam a graça de Deus em uma licença para pecar.