Perdão dos pecados

O Trabalho de Jesus

Todos aqueles que chegam à fé em Jesus e pedem-Lhe que os perdoe de seus pecados porque se arrependeram deles, recebem o perdão imerecido e imerecido pela graça. Não há nenhuma exigência para que consigamos algo para receber o perdão dos pecados. Vemos isso claramente quando Jesus abriu o caminho para o Paraíso para o ladrão na cruz que se arrependeu de seus pecados: “Hoje estarás comigo no Paraíso”. Este é o grande amor de Deus por nós que deu Seu Filho unigênito, que Todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eternal.

“…  A justiça de Deus, pela fé em Jesus Cristo, a todos e a todos os que crêem. Pois não há diferença; Porque todos pecaram e ficaram aquém da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus …” Romanos 3:21-24.

Jesus carregou nosso pecado e o pecado do mundo inteiro, tanto sobre Seu corpo como em Seu corpo. Quando Ele morreu na cruz, o justo para o injusto, Ele apagou a letra das exigências, ou a carta de acusação, ou a condenação que veio de quebrar a lei. “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23) e Satanás usou isso para o que valia a pena acusar as pessoas diante de Deus. Não havia nada mais para acusar agora – Jesus tinha esmagado o poder do diabo superando todo o pecado que tinha entrado através da queda. A dívida do pecado tinha sido paga. O diabo nunca foi capaz de enganar ou enganar a Jesus para que fizesse Sua própria vontade. Pelo contrário, pela ajuda de Deus, pelo poder e pela graça do alto, Ele venceu todas as vezes. Esta obra ocorreu em Seu corpo, em Sua carne, e assim Ele tinha poder sobre a morte. Por este trabalho também temos a possibilidade de receber o perdão por todo o pecado que cometemos.

Paulo coloca dessa maneira: “E você, mortos em seus delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, tendo dizimado a cédula que era contra nós, que era contrário a nós. E Ele a tirou do caminho, tendo-a pregado na cruz.” Colossenses 2:13-14.

Aqueles que cometeram pecado na antiga aliança foram culpados de acordo com a lei e foram punidos; Alguns até receberam uma sentença de morte. Sacrifícios sempre tiveram que ser oferecidos para o pecado, mas estes sacrifícios não tiraram o pecado. (Hebreus 10: 1-4) No entanto, Jesus, o Filho unigênito de Deus, levou todos os pecados do mundo sobre si mesmo; Podemos dizer que Ele tomou a culpa por todos os pecados cometidos ao longo da história. Ele não cedeu à tentação como todas as pessoas diante dEle, mas no poder do Espírito eterno que estava com Ele, Ele venceu todo o pecado que tinha entrado através da Queda, que foi a fonte de todas as subseqüentes cair no pecado em toda a história. Por isso Ele aniquilou a “letra de exigências” que foi contra nós! Isto é incompreensivelmente grande! Isso significa que podemos participar da vida de Jesus sem ter feito muitas boas obras para merecer – somos salvos pela graça!

Todos podem receber o perdão por graça imerecida por todos os pecados que cometeram; Mas se queremos entrar na vida do discipulado há algumas condições claras. Pedro diz : “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados, para que os tempos de refrigério venham da presença do Senhor .” Atos 3:19. Uma conversão sincera deve resultar em nos afastarmos da velha vida onde servimos o pecado e buscamos o mundo com nossa mente. Devemos começar de uma nova maneira, na qual buscamos Deus e as coisas celestiais. Não podemos continuar a cometer pecado em segredo. Quando Jesus conheceu Paulo no caminho de Damasco, Ele lhe disse: “… para lhes abrir os olhos, para os converter das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, para que recebam o perdão dos pecados e uma herança entre os que são santificados pela fé em Mim .” Atos 26:16-18.

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. É importante entender que o perdão dos pecados não é o objetivo final de um discípulo, mas o início de uma nova vida, uma vida que podemos viver sem cometer pecado! Paulo descreve este glorioso desenvolvimento como segue: “Mas agora, tendo sido libertados do pecado e tornando-vos escravos de Deus, vós tendes o vosso fruto para a santificação, e o fim, a vida eterna .” Romanos 6:22. Participar da santificação significa que participamos mais e mais da natureza de Deus.

“ O mar do esquecimento ”

Em Isaías, lemos o que Deus diz sobre o futuro : “Não se lembrem das coisas anteriores, nem considerem as coisas antigas. Eis que farei uma coisa nova, e ela brotará; Não o saberás? Eu mesmo farei um caminho no deserto e rios no deserto. … Eu, eu mesmo, sou Ele que apaga as tuas transgressões por Meu próprio bem; E não me lembrarei de seus pecados.” Isaias 43:18-19,25.

Quando pedimos perdão a Deus pelos pecados que cometemos, e firmemente somos resolvidos a não fazê-los mais, Deus apagará a transgressão e não mais se lembrará disso .

“Ele voltará a ter compaixão de nós, e subjugará as nossas iniqüidades. Você lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar .” Miquéias 7:19.

Deus lança todos os pecados que cometemos e para os quais pedimos perdão neste “mar”. Se pecamos contra outras pessoas e os prejudicamos, devemos pôr isso em ordem, se possível. No entanto, também devemos lançar os pecados que outros cometem contra nós nesse mesmo mar. Como Deus, devemos ser capazes de perdoar os nossos semelhantes pelos seus pecados e injustiças contra nós.

Nós devemos perdoar

Jesus ensinou seus discípulos a orar, e esta é uma parte da assim chamada “Oração do Pai Nosso :” “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores .” Mateus 6:12.

Existe uma condição clara para receber o perdão dos pecados que também nós perdoamos o pecado e a injustiça que pensamos que outras pessoas nos fizeram. Vemos que Jesus enfatiza isso na Oração do Pai Nosso, que Ele ensinou a Seus discípulos.

Leia também Mateus 18: 25-35. Aqui vemos como Jesus vê a questão do perdão. Se Deus nos perdoa, somos obrigados a perdoar nosso irmão. Sem um espírito de perdão, deixamos de servir a Deus, e Satanás ganha poder. Se somos incapazes de perdoar e começamos a odiar nosso irmão, permanecemos na morte e não temos futuro. João diz que passamos da morte à vida se amamos nossos irmãos. (1 João 3:14) É aí que reside o nosso futuro!

1

O que é pecado?

Sabemos que todos nós somos pecadores e precisamos ser salvos do nosso pecado. Mas qual é a definição de pecado?

Ler mais
2

Perdão dos pecados

O perdão dos pecados é um dos maiores dons possíveis. É o início da vida cristã, um dos resultados da obra de Jesus. O que implica o perdão dos pecados, como o recebemos e o que acontece depois?

Ler mais
3

O que é a consciência? Como lidar com sentimentos de culpa?

Como posso saber com certeza o que é certo e errado? O que eu faço com esses sentimentos de culpa?

Ler mais
4

Qual é a diferença entre ter pecado e cometer pecado?

João escreve que todos temos pecado, mas que aqueles que cometem pecado não viram Deus nem o conhecem. (1 João 1: 8; 1 João 3: 6). Qual é a diferença?

Ler mais
5

Qual é a diferença entre a tentação e o pecado?

Existe realmente alguma diferença entre a tentação e o pecado?

Ler mais
6

Como posso vencer o pecado?

A Palavra de Deus fala sobre ser “mais do que vencedores” sobre o pecado. Mas como?

Ler mais