Como posso vencer o pecado?

A Bíblia diz em termos inequívocos que nós, como cristãos, devemos viver uma vida vencedora em nossa batalha contra o pecado. E essa vitória não é “pela pele de nossos dentes: “devemos ser mais do que vencedores, (Romanos 8:37) e Deus “sempre nos leva em triunfo!” (2 Coríntios 2:14)

No entanto, embora eu queira viver uma vida agradável a Deus, pode ser bastante assustador encontrar as reações que vêm da minha natureza para eventos e situações na vida diária. Eu penso, digo e faço coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus. Paulo descreve isso muito bem em Romanos 7: 18-19: “Pois eu sei que em mim (isto é, na minha carne) nada de bom habita; Pois a vontade está presente comigo, mas como realizar o que é bom eu não encontro. O bem que eu quero fazer, eu não faço; Mas o mal que eu não quero fazer,  eu faço.” Pode parecer que este pecado inerente na minha carne é muito forte para resistir. Então, como eu posso superá-lo?

“Como eu venço?”

Jesus diz algo incrível em Apocalipse 3:21: “Ao que vencer, conceder-me-ei que se assente comigo no meu trono, como eu também venci e me assentei com o meu Pai no seu trono“. Estas palavras são tão grandes que quase podem ser difícil de entender! Todos os cristãos acreditam que através do sacrifício de Jesus podemos obter perdão e ser reconciliados com Deus. Mas aqui Jesus está dizendo que eu posso vencer como Ele venceu! Isso significa que deve haver muito mais do que o perdão dos pecados.

Então, para descobrir como eu posso vencer o pecado, preciso olhar para Jesus, meu precursor e grande exemplo, e ver como Ele o fez.

“Não a minha vontade, mas a Tua, seja feita”

Quando Jesus veio ao mundo, Ele declarou: “Deus, Tu Me deste um corpo, e Eu vim para fazer a Tua vontade.” (Hebreus 10: 5-7) Similarmente, quando Ele estava enfrentando enormes provações no final de Sua vida, Ele disse, “… não se faça a Minha vontade, mas a Tua” Lucas 22:42.

“Minha vontade” é outra palavra para o pecado na carne que todos nós herdamos. Ele cobre uma miríade de áreas, incluindo orgulho, impaciência, egoísmo, injustiça, irritação, preguiça, vaidade, queixas, impureza sexual, descrença, desânimo, inveja, cobiça, ingratidão, etc. Como homem, ele foi tentado, mas Sua firme determinação desde o início foi: “Não se faça a Minha vontade, mas a Tua, seja feita!” Para eu vencer como Ele venceu, preciso tomar a mesma decisão e fielmente cumpri-la, não importa o que acontece ou como eu me sinto.

Humilhar-me

“Que haja em vós o mesmo sentir, que também estava em Cristo Jesus, o qual, sendo achado na aparência como homem, humilhou-Se e tornou-se obediente até a morte, a morte da cruz.” Filip. 2: 5- 8. Jesus estava no céu com Deus, mas Ele voluntariamente se tornou um homem por nossa causa. Você teria pensado que este era o último ato de humildade. Mas está escrito que foi como um homem que Ele se humilhou e foi obediente. Isso porque, como ser humano, Ele tinha uma vontade própria que não estava de acordo com a do Pai. Nas situações da vida cotidiana, quando foi tentado à impaciência, à irritação, à inveja, ao desânimo, etc., o Pai mostrou-lhe que Sua reação nunca foi por causa dos outros ou da situação, mas sempre como resultado do pecado na própria carne de Jesus. Para superar, Jesus teve que se humilhar. Ele teve que travar uma batalha contra o pecado, e cumprir a sua promessa: “Não a minha vontade, mas a tua, seja feita!”

A humildade é a mente de Jesus, e deve ser minha atitude como Seu discípulo.

Ore com grande clamor e lágrimas

“… que, nos dias de Sua carne, ofereceu orações e súplicas, com veementemente gritos e lágrimas àquele que podia salvá-lo da morte, e foi ouvido por causa de Seu temor piedoso, embora Ele fosse um Filho , Ele aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu. “Hebreus 5: 7-8. Jesus realmente era um homem como nós. Deus não lhe deu privilégios especiais nem facilitou o caminho para Ele, porque então toda a obra da salvação teria sido corrompida e inútil. Jesus lutou uma batalha desesperada contra o pecado em Sua carne, e precisava de ajuda. Seus “gritos e lágrimas veementes” foram ouvidos porque eram genuínos, o resultado de apenas querer servir a Deus.

Deus lhe ensinou obediência e deu a Ele a força e a determinação de que Ele precisava se negar a Si mesmo, cada vez. Quão desesperado estou para ganhar a vitória? Quão veementes são os meus clamores a Deus? Quão disposto a obedecer? Eu quero ser salvo da morte? Para venceu como Ele venceu, eu preciso seguir a Jesus em tudo, também em como eu oro a Deus por ajuda. Na minha situação, as luxúrias na minha carne e as pressões de fora podem aparecer como uma enorme montanha. A batalha pode parecer esmagadora. Mas eu não estou sozinho.

Graça para ajudar em tempo de necessidade

Jesus sabe o que é ser igual ao ser humano. “Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas um que foi em todos os pontos tentado como nós somos, mas sem pecado.” Hebreus 4:15. Antes de deixar a terra, Jesus prometeu a Seus discípulos que Ele lhes enviaria o Espírito Santo, o Ajudador, que os guiaria para a verdade. (João 14: 16-17, 26, João 15:26)

Cheguemos, pois, ousadamente ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para ser ajudado em tempo oportuno.” Hebreus 4:16. O tempo da necessidade, oportuno, é quando eu sou tentado, quando vejo e sinto o pecado na minha carne, quando estou lutando para me manter puro e dizer não para o pecado. Se eu oro por ajuda como Jesus fez, com humildade e altos gritos e lágrimas, desesperado para ganhar a vitória e ser salvo da morte, então eu vou buscar ajuda.

O Espírito Santo virá e me mostrará o caminho a seguir. E o caminho é sempre: “Sofra na carne, como Jesus o fez!” Se eu sou humilde e disposto a obedecer, Ele me dará a força e a determinação que preciso para vencer na minha batalha. Ele me dará luz e compreensão para ver como é odioso o pecado, e quão grande é a minha vocação celestial. Ele me dará a Palavra de Deus como um guia, uma ajuda e uma arma.

Usando a Palavra como uma arma

A Palavra de Deus é uma espada. (Efésios 6:17, Hebreus 4:12) É a verdade absoluta, e uma arma poderosa contra o engano de Satanás e do pecado. Quando Jesus foi tentado pelo diabo, Sua resposta sempre começou com “Está escrito …” (Mateus 4: 1-11) Mas Jesus não só cita a Palavra; Ele tinha autoridade quando Ele usou a Palavra de Deus, porque Ele também viveu por ela. Em João 1:14 lemos as palavras surpreendentes de que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Jesus poderia ser descrito como a Palavra personificada. Sua vida inteira foi um cumprimento da Palavra de Deus, e assim a vontade de Deus.

Quando eu leio a Bíblia, eu me preencho com a sabedoria de Deus. É a arma que Ele me deu; Palavras para usar contra o engano de Satanás como Jesus fez, palavras que me mostram o que fazer, palavras de conforto. Preciso fazer exatamente o que leio. Então eu estou empunhando a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Exponho totalmente as mentiras e o engano de Satanás e vencerei todas as tendências pecaminosas na minha carne. Viver de acordo com essas palavras me torna invencível.

Sofrer na carne, cessar do pecado

“Portanto, já que Cristo sofreu na carne, armai-vos também com o mesmo pensamento, porque aquele que sofreu na carne cessou do pecado, para que ele não mais viva o resto do seu tempo na carne para os desejos dos homens , Mas pela vontade de Deus.” 1 Pedro 4: 1-2. Este sofrimento não foi o sofrimento físico na cruz do Calvário. Ele foi o sofrimento da cruz que Ele usava diariamente, quando Ele disse “Não” à Sua própria vontade, ao pecado em Sua carne, mesmo quando o bombardeava incessantemente com suas exigências e atração enganosa. O pecado em Sua natureza havia recebido sua sentença de morte quando Ele disse: “Tua vontade seja feita, Deus”, e esta sentença foi cumprida quando as concupiscências foram reveladas em tempo de tentação.

Como um discípulo que segue a Jesus, devo odiar a minha própria vida, negar-me e tomar a minha cruz. (Lucas 9:23, Lucas 14:26) Custa algo. Custa a minha vontade. Custa a minha vida. Preciso orar e chorar e meus desejos têm que sentir a dor de ser negado. Na “cruz diária” eles sofrem e morrem. Então eu cessarei do pecado.

Este é o caminho que o Mestre andou. Se eu O seguir, Eu terminarei onde Ele está!

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21.

1

O que é pecado?

Sabemos que todos nós somos pecadores e precisamos ser salvos do nosso pecado. Mas qual é a definição de pecado?

Ler mais
2

Perdão dos pecados

O perdão dos pecados é um dos maiores dons possíveis. É o início da vida cristã, um dos resultados da obra de Jesus. O que implica o perdão dos pecados, como o recebemos e o que acontece depois?

Ler mais
3

O que é a consciência? Como lidar com sentimentos de culpa?

Como posso saber com certeza o que é certo e errado? O que eu faço com esses sentimentos de culpa?

Ler mais
4

Qual é a diferença entre ter pecado e cometer pecado?

João escreve que todos temos pecado, mas que aqueles que cometem pecado não viram Deus nem o conhecem. (1 João 1: 8; 1 João 3: 6). Qual é a diferença?

Ler mais
5

Qual é a diferença entre a tentação e o pecado?

Existe realmente alguma diferença entre a tentação e o pecado?

Ler mais
6

Como posso vencer o pecado?

A Palavra de Deus fala sobre ser “mais do que vencedores” sobre o pecado. Mas como?

Ler mais