Ir para o conteúdo

Por que Jesus teve que aprender obediência?

Jesus poderia pecar? Por que essa questão é de suma importância para os cristãos?

Há muita controvérsia e debate sobre a pessoa, a natureza e o papel de Jesus Cristo. Talvez seja melhor ver o que a Bíblia diz, o que é de fato muito claro.

Jesus foi tentado em tudo como nós somos

“Pois não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas um que foi em todos os pontos tentados como nós, mas sem pecado.” Hebreus 4:15.

Como somos tentados? “Mas cada um é tentado quando ele é atraído e seduzido por seus próprios desejos.” Tiago 1:14. Todos nós temos o desejo de fazer a nossa própria vontade (pecado na carne) e somos tentados a fazê-lo. Jesus foi tentado como nós, o que significa que Ele também teve esse desejo, porque Ele voluntariamente participou da mesma carne que nós temos. No entanto, Ele nunca cedeu a esses desejos, então Sua tentação não resultou em uma concepção, e foi, portanto, “sem pecado” – Jesus nunca cometeu pecado.

Jesus teve a própria vontade, a qual ele negou

“Pai, se é a Sua vontade, tire este cálice de Mim; no entanto, não seja feita a minha vontade, mas a tua vontade.” Lucas 22:42.

Jesus orou para que a vontade de Deus fosse feita e não a Sua, porque essa vontade estava em desacordo com a vontade de Deus. Se Ele tivesse seguido sua própria vontade, ele teria que desobedecer a Deus. No entanto, como sempre, a vontade de Deus foi feita no corpo de Jesus, e o resultado foi que ele venceu o pecado, e nós recebemos a possibilidade de sermos salvos!

Jesus se humilhou e veio à semelhança dos homens

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, vindo na semelhança dos homens. E sendo encontrado em aparência como homem, Ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte, até a morte da cruz.” Filipenses 2: 5-8.

Você poderia pensar que o último ato de humildade era quando Jesus se fez sem reputação e nasceu na Terra como um ser humano. Mas aqui diz que foi como um homem que ele se humilhou. Isso era porque, como ser humano, ele tinha uma vontade que estava em desacordo com a vontade de Deus e que tinha que ser negada e crucificada. Em outras palavras, embora tenha tido a oportunidade, Jesus nunca pecou, e Paulo continua a escrever. “Portanto, Deus também o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo nome …” Filipenses 2: 9-11.

Jesus teve que lutar e obedecer para ser salvo do pecado e da morte

“Quem, nos dias de Sua carne, quando ofereceu orações e súplicas, com gritos e lágrimas veementes para aquele que pôde salvá-lo da morte, e foi ouvido por causa de seu temor piedoso, embora Ele fosse um Filho, Contudo, ele aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu.” Hebreus 5: 7-9.

A morte é o salário do pecado. Para ser salvo da morte, Jesus teve que lutar e negar Suas próprias inclinações naturais. Ele teve que aprender a aprender a obedecer a vontade de Deus porque Ele tinha uma carne, Sua própria vontade. Isso levou ao sofrimento na carne, mas ao fazê-lo, ele venceu todo pecado. Agora somos chamados a fazer o mesmo. (1 Pedro 4: 1-3)

Jesus nos pede a segui-lo no caminho da abnegação

“Então Jesus disse aos Seus discípulos:” Se alguém deseja seguir-me, negue-se, tome a sua cruz e siga-me “. Pois quem desejar salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por amor de Deus, a achará.” Mateus 16: 24-25.

Jesus disse que devemos seguir-lhe, ir atrás dele, o que significa fazer da mesma forma que Ele fez. Ele diz a si mesmo que este é o caminho da abnegação – negando as paixões e os desejos na carne com os quais todas as pessoas nasceram , incluindo a Jesus,  e morrer na cruz que nós suportamos. Se continuarmos seguindo-O por este caminho, vamos chegar onde Ele está.

Jesus foi “feito como Seus irmãos”

“Visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar aqueles que, com medo da morte, estavam toda a sua vida sujeita à escravidão. Pois, na verdade, ele não dá ajuda aos anjos, mas Ele ajuda a descendência de Abraão. Portanto, em todas as coisas, ele tinha que ser feito como Seus irmãos, para que ele fosse um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel nas coisas pertencentes a Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois no que Ele mesmo sofreu, sendo tentado, Ele pode ajudar aqueles que são tentados.” Hebreus 2: 14-17.

Jesus foi feito como nós. Não é similar a nós, não com privilégios especiais, nem com nada adicionado ou ausente. Não, ele foi feito como Seus irmãos em todas as coisas. Isso incluiu ser tentado – como Seus irmãos, da mesma fonte, a luxúria e os desejos em Sua própria carne. Na força do Espírito de Deus, Jesus foi a primeira pessoa a vencer todo o pecado na carne. Ao fazê-lo, ele abriu um caminho para nós seguir. Tendo sido tentado, Ele conhece a saída e nos enviou Seu Espírito Santo para nos guiar e fortalecer.

O fato de que o nosso Salvador é Cristo, manifestado na carne – Jesus de Nazaré, o Filho do Homem – significa que a salvação vem não só através do perdão de pecados cometidos, mas muito mais seguindo-o no caminho da abnegação que Ele abriu, tornando-se completamente transformado em Sua imagem. Foi um ser humano que abriu desse jeito, e é como seres humanos que o seguimos. Nós somos os seus irmãos!

“Amados, agora somos filhos de Deus; e ainda não foi revelado o que devemos ser, mas sabemos que, quando Ele for revelado, seremos como Ele, pois o veremos como Ele é. E todo aquele que tem essa esperança Nele purifica-se, assim como Ele é puro.” 1 João 3: 2-3.

1

Introdução

Por que é tão significativo para nós que Jesus “nasceu da semente de Davi”?

Ler mais
3

Por que Jesus teve que aprender obediência?

Jesus poderia pecar? Por que essa questão é de suma importância para os cristãos?

Ler mais
Siga-nos