Uma salvação mais profunda?

Uma salvação mais profunda?

E se a salvação continha muito mais do que você pensou?

6 minutos ·

Alguma vez você já desejou que você poderia voltar atrás de algo que você disse? Ou obras que foram provocadas pela raiva e você se arrependeu? Alguma vez você já desejou que você poderia mudar a maneira de pensar ou a maneira de comportar-se? Talvez você simplesmente aceita que «assim eu nasci e eu só tenho que aprender a viver com isso!»

O que você faria se você ouvir dizer que há uma saída – uma maneira de ser realmente bom, em seus pensamentos, palavras e ações? E se você já ouviu falar que é possível para você se tornar uma nova pessoa, uma nova criação? «Por isso, se algum está em Cristom nova Criatura é, eis que o velho passou, e tudo novo se tornou.» (2. Corintios 5, 17) Tudo isso é possivel e existe uma palavra para isso – salvação!

Talvez você pensa agora: Salvação? Isso eu tentei – eu orei para ser salvo; meus pecados foram perdoados. Mas eu penso e faço tudo exatamente igual como antes! O que é mesmo a salvação?

O perdão dos pecados é um dom tremendo que podemos receber gratuitamente, por causa da morte de Jesus. É um presente que não merecemos, e quando você realmente optar por viver para Deus, arrepender-se, pedir para ser perdoado dos seus pecados do passado e reconciliar-se com Deus, então você vai começar imediatamente com uma "ficha limpa". Mas como você vai conseguir mantê-la brilhante?

Mas como você pode manter as vestes limpas?

Se você continuar com os mesmos pensamentos, palavras e ações que antes, os lençóis ficarão sujos e em breve você deve imediatamente reconhecer que você precisa de perdão. Muitos cristãos se resignam a viver neste ciclo sem fim de obter uma veste limpa, só para contaminar-la novamente, simplesmente porque eles não encontraram o caminho para sair dela.

Os discípulos de Jesus, no entanto, foram chamados para uma salvação mais profunda do que a que temos com a morte de Jesus (perdão dos pecados).«Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, muito mais, estando ja reconciliados, seremos salvos pela sua vida.» (Romanos 5, 10) É a vida que Jesus viveu enquanto ele era um homem a quem seus discípulos seguem.

O dicionário define a salvação como um ato de salvar, proteger ou liberação. Você deve, em outras palavras, agir para conseguir o resultado final! Não basta apenas querer ser salvo, você deve estar disposto a fazer o que Deus requer de você para ser salvo – a afastar-se do caminho largo que leva à destruição e ir no caminho estreito que leva à eterna vida.

Em Tiago 1, 22 está escrito «…E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes…» Há muitos outros versículos da Bíblia que usa a palavra para: fugir, buscar, apreender, tomar, de luta, etc Todos estas são palavras para a ação, palavras que mostram claramente que eu devo ser um "fazedor", a fim de mudar e sair do pecado e tornar-me uma nova criatura em Deus.

Uma vez que você entrar neste caminho, você vai rapidamente perceber que você não pode mudar nada por conta própria. Você é incapaz até de sair deste círculo interminável de perdão,  pecado,  perdão,  pecado. Deixe que isso te leve a humildade, para que você procure ajuda. Você será totalmente dependente de Deus. Deus está esperando ansiosamente para ajudar aqueles que têm chegado à posição em que eles admitem que são incapazes de fazer a vontade de Deus em sua própria força.

Quando você vê o pecado nos  olhos e reconhece que precisa de ajuda, você pode começar a mudar

Seja honesto consigo mesmo: "Sim, eu fico com raiva facilmente. Sim, eu tenho ciúmes do meu amigo que tem um trabalho melhor, melhores notas, mais amigos, ou melhor aparência. Sim, eu tenho pensamentos impuros. Sim, eu disse essas palavras para ferir alguém, porque eu não gosto deles." Se você não pode mesmo superar essas coisas aparentemente insignificantes, como você vai ser vitorioso quando chegar em momentos de verdadeiramente grandes provações?

Quando você vê o pecado nos olhos e reconhece que você precisa de ajuda, você pode começar a mudar! Este processo de transformação é a salvação mais profunda, a vida de Jesus – o que a Bíblia chama de santificação (ser salvo). Se você odeia todas as coisas que você encontra em si mesmo, você pode, pelo poder da palavra de Deus e pela oração acabar com elas.

Aclame a Deus por ajuda para dizer «Não!» Então você pode freiar os pensamentos antes de que eles entrem no seu coração

Quando esse ódio contra o pecado entra em seu coração, você começa a ficar de plantão a cada hora durante o dia. Uma vez que você é tentado, você deve agir! Isso é o que significa trabalhar em sua própria salvação com temor e tremor.(Felipenses 2, 12) Comece a pensar sobre a palavra de Deus. Aclame a Deus por ajuda para dizer "Não!" Para parar a mente antes de que os maus pensamentos entrem em seu coração, ou seja, antes de dizê-los. Você deve fazer isso toda vez que você for tentado.

«Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericordia e char graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.» (Hebreus 4, 16) O  «tempo oportuno» é antes de pecar. Não deixe que a tentação se converta em pecado!

Quando você age desta maneira, você vai ver que a promessa de Deus para ser uma nova criação começa a acontecer em você. O "velho" é passado, e todas as coisas se tornaram novas. Você se torna cada vez mais livre de inclinações e reações humanas – livre para servir a Deus com todo o teu coração, e livre para abençoar os outros com a sua vida!

À medida que você progredir neste caminho para a vida a salvação vai se tornar mais como o céu na terra, e você vai sentir o gosto da eternidade! Você vai descobrir que o que está escrito em Hebreus 7, 25 se torna uma realidade pessoal: «Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus …» Você receberá parte em uma salvação mais profunda!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.