Um futuro brilhante pela Cruz de Cristo

Um futuro brilhante pela Cruz de Cristo

Como podemos olhar positivamente para o futuro, com tanta negatividade na notícia?

8 minutos ·

A humanidade espera um novo ano e escreve e especula sobre o que o futuro reserva. Descansa um julgamento sobre toda a carne, e este julgamento contribui para que a maioria escreva negativamente. As análises futuras são, na sua maioria, muito sombrias.

Se lemos as escrituras, vemos ambas as coisas. Por um lado muito sombrio, na verdade, pior do que qualquer um pode descrever. Trata-se do ímpio que não quer se converter de sua maldade. Por outro lado, é indescritível esperançoso e brilhante, sim, melhor e mais brilhante do que qualquer um pode descrever. Aplica-se ao piedoso (temente a Deus), aquele que reconhece e que se afasta de seus pecados, e começa uma caminhada na luz.

Pensamentos de Deus – pensamentos humanos

«Porque eu sei os pensamentos que tenho para vós, diz o Senhor. Pensamentos de paz e não de mal. Para dar-lhe esperança e futuro.» Jeremias 29,11. É somente através da fé e obediência que podemos penetrar nesses pensamentos. Há uma diferença significante entre os pensamentos de Deus e os pensamentos humanos. As pessoas pensam, escrevem livros, estabelecem planos e estratégias que muito raramente trazem boas realidades. Os pensamentos de Deus estão ligados à ação, e eles se realizam mesmo se o mundo inteiro está contra. Por isso, é seguro estar nos pensamentos de Deus, na vontade de Deus e nos seus planos com as nossas vidas. Não há ninguém que com a sabedoria humana possa penetrar nestes pensamentos. Tudo isso deve ser-nos dado pelo Espírito Santo, que por sua vez é dado àqueles que lhe obedecem. O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vazios. (1 Coríntios 3,20) Ele deixa para vergonha os sábios, e a inteligência dos inteligentes ele destrói. Isto está em ligação com a mensagem da cruz. (1 Coríntios 1,18-19

E aqui está o segredo. É somente através da cruz, que podemos obter uma clara conexão com Deus, e é atravéz da cruz que ele pode realizar seus planos com nós, os planos que ele tem previsto para nós antes da fundação do mundo. Alí Deus começa a nos anunciar seus pensamentos. Na cruz, vem o Espírito da revelação sobre nós e conseguimos olhar para o que nenhum olho viu, nem ouvidos ouviram, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1 Coríntios 2.9) Então é impossível de ser desencorajado e de ver o futuro sombrio!

Toda a história de Israel mostra como são raras essas pessoas que se dão completamente, e amam e servem a Deus. Alguns o fizeram periodicamente, quando grande aflição veio sobre eles. Mas quando o sofrimento acabou e o inimigo havia sido derrotado, desviavam os corações para longe de Deus e aos ídolos. Aqui estamos no mesmo ponto, que determina o que o futuro nos trará para a nossa parte pessoal. Os pensamentos de Deus são claros: «…Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.» Efésios 2,7. Se estes pensamentos gloriosos de Deus podem ser realizados, devem também os nossos pensamentos mais íntimos ser claros: O coração deve estar inteiramente para Deus, ele deve ser limpo diante dos olhos com os quais estamos lidando. Ele deve ser limpo de todos os tipos de idolatria!

A palavra da cruz torna brilhante

A pureza, clareza e decisão que Cristo espera da nossa parte está afirmada claramente em Lucas 9,57-62. «Enquanto caminhavam ao longo da estrada, um deles disse-lhe: Eu te seguirei aonde quer que você vá! Disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, as aves têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
Mas a um outro disse: Segue-me! Ele disse: Senhor, deixe-me primeiro ser autorizado a ir enterrar meu pai. Mas Jesus disse-lhe: Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Ide e pregai o reino de Deus.
Houve também um outro que disse, eu te seguirei, Senhor. Mas deixe-me primeiro ser autorizado a dizer adeus àqueles em casa. Mas Jesus disse-lhe: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.»

Aqui vemos as rachaduras e a cruz que nos confrontam quando entramos ao pacto de discípulo. Tudo isso«e» todos os tipos de relação carnal com a família e amigos poluem o coração, de maneira que o pensamento claro de Deus, radicado na fé, na esperança e no amor, não atinge as câmaras profundas do coração. Portanto, a vida torna-se pesada, o alvo não é claro e não há nenhum som claro a trombeta. (1 Coríntios 14,8)

Não se pode apreciar a promessa de que todas as coisas cooperam juntas para o nosso bem. Por quê? Por causa da incredulidade! Esta descrença penetrou no coração porque não cumprimos com a condição? A promessa é para aqueles que amam a Deus unicamente! Vamos nos fortalecer na aliança do discipulado. No coração do discípulo vive a palavra da cruz. Alí há luz. Nem sempre são as emoções que se acendem, mas a fé no Deus vivo, em Cristo ressuscitado, aquele que na noite mais desesperada podia gritar: «Lázaro, vem para fora!» (João 11,1-46)

Devemos preservar este coração íntegro e puro com estes pensamentos de fé clara, de maneira que toda a nossa vida entra em harmonia com as Escrituras. Pense que futuro se Jesus olha e pode dizer: «Tudo o que tenho é seu, e o seu é meu.» João 17.10. Foram pensamentos claros e fala clara.

Por que podemos levantar a cabeça

Devemos com corações purificados ir para o novo ano, não com o fermento velho, mas com a pura palavra da cruz plantada em nossos corações! Deus pode ver nos corações dos filhos de Israel, dizendo:: «Porque vou trazê-los para a terra que jurei dar a seus antepassados, uma terra que mana leite e mel. E comerão e se fartar, e se engordarão, então se tornarão a outros deuses, e os servirão, e me desprezarão e quebrarão o meu pacto. E quando muitos males e problemas virão sobre eles, ese cantico responderá como testemunha – ele não deve ser esquecido por aqueles que vêm depois, e não morrerá em suas bocas. Porque eu sei os pensamentos que eles já estão se formando, antes de eu trazê-los para a terra que jurei dar-lhes. « Deut. 31,20-21. Isto apesar de todo o bem que haviam recebido!

Que pensamentos estamos tendo? Sobre Timoteo Paulo pode dizer: «Mas você tem me seguido no ensino, na conduta, na intenção, na fé, na paciência, no amor, na perseverança…» 2. Timoteus 3,10. Os dois foram unidos no mesmo espírito e no mesmo pensamento. A Cruz operou e água viva fluiu deles. Pensamentos abençoados e gloriosos brotaram e foram transformados em ação e na edificação do Corpo de Cristo.
O testemunho de Paulo foi «Já estou crucificado com Cristo. Eu já não vivo, mas Cristo vive em mim.» Galatas 2,19-20. Uma vida mais elevada que essa não podemos viver. Com este testemunho, podemos atender a todos os problemas da vida e toda a maldade espiritual nos lugares celestiais. Sim, o próprio diabo e todos os inimigos estarao voando de nós e nós podemos pela fé na força da cruz sair triunfantes das provas. Os pensamentos e planos de Deus são realizados e os pensamentos de Satanás serao destruídos. Neste espírito de vitória e com o poder da fé em um coração puro que podemos com a cabeça erguida entrar no novo ano. Logo encontramos o nosso Mestre e nossos pais, que colocaram tal fundamento para nós! O Espírito de espera nos mantém despertos e as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos nos confortam: «E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos» Mateus 28,20. Assim podemos levar com grande ousadia a palavra da cruz para a vida e a paz nos próximos tempos.

Esta é uma versão editada de um artigo que foi publicado na revista de BCC Tesouros Escondidos em Dezembro de 1999.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.