Salvo pela graça ou pelas obras?

Salvo pela graça ou pelas obras?

Quando recebemos o perdão dos pecados, o nosso espírito é salvo – este é o começo da nossa fé. Mas Pedro escreve sobre o fim na nossa fé, a saber a redenção da alma.

4 minutos ·

„Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.“ Efésios 2,8-9

Graça para o perdão

Nós podemos ver isto em conjunto com o malfeitor que morreu na cruz, juntamente com Jesus. Ele se voltou a Jesus, e o Jesus o recebeu e disse: „Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso“. Lucas 23,43. Seus pecados lhe foram perdoados, e ele entrou no Paraíso com Jesus. Ele recebeu perdão dos pecados através da graça, embora não tenha feito obras, das quais pudesse se orgulhar.

Mas ser salvo é mais do que perdão dos pecados. Paulo escreve em romanos 5, 10, que depois de sermos reconciliados com Deus, através da morte de seu Filho; seremos salvos pela sua vida. Oque significa ser salvo pela sua vida?

Graça significa força para fazer a vontade de Deus

Depois de havermos recebido o perdão dos pecados, e chegamos á fé em Jesus, estamos em condições de receber o seu Espírito. Isso significa que recebemos força (Graça), que precisamos para fazer a vontade de Deus, como Jesus fez. Nós devemos renunciar nossa própria vontade segunda a carne. Se fizermos isto, perdemos a nossa vida na carne, mas ganhamos uma vida em Espírito. Isso é como Jesus fala em Lucas 9,23-24: „E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará..“

Dessa maneira acontece uma transformação. Nossa arrogância se torna humildade, nossa dureza misericórdia, nossa impaciência paciência, etc. Nossas próprias obras passam a ser iniciadas por obras de Deus. Isso é maid do que apenas perdão dos pecados. Nós vemos, que através de fazer a vontade de Deus, recebemos parte nessa salvação „muito maior“.

Nossa salvação da alma

Se recebemos perdão dos pecados, nosso espírito está salvo – isto é o começo da nossa fé. Mas Pedro escreve sobre o fim da nossa fé, a salvação da nossa alma. Por esta salvação os profetas já pediam, quando eles profetizavam da graça que nos deveria ser dada.

A graça, que nos torna possível tomar parte nos sofrimentos de Jesus, e receber parte na glória que é conseqüencia – uma vida nova celestial! 1 Pedro 9-11. Esses são os sofrimentos que Jesus viveu, ao humilhar-se todos os dias e tomando a cruz sobre si. E agora que recebemos o seu Espírito, temos a graça sobre nós, a seguí-lo nos mesmos sofrimentos, e também chegar a mesma glória.

Nosso querer humano está transplantado na nossa alma, e é a fonte das contendas e todos conflitos. Nossa alma é salva através de seguir a Jesus e perder a nossa própria vida (nosso próprio querer) assim que recebemos parte em uma vida nova e celestial, a qual está em condições de fazer as obras de Deus, estando em harmonia com a boa, perfeita e aceitável vontade de Deus.

Graça, que requer participação ativa

Vemos então que esta „muito maior“- salvação também significa, que somos salvos através da graça, porém é uma graça que requer a nossa particpação ativa. Embora cristãos tenham recebido o Espírito, e são muito diligentes quando se trata das coisas exteriores, ainda assim não é incomum essas falas; „Não há nada que possamos fazer“ quando se trata de vitória sobre o pecado e por uma nova vida. Eles se confortam com o fato de sermos salvos pela graça, e não pelas obras. Mas Jesus diz, „porque sem mim nada podeis fazer.“. João 15,5.

Podemos nos negar a nós mesmos, e tomar a nossa cruz todo o dia sobre nós.

Quando recebemos o Espírito de Jesus, é possível para nós, seguí-lo. Se é isto que queremos, então podemos nos negar a nós mesmos, e tomar a nossa cruz todo o dia sobre nós e seguí-lo e fazer a vontade de Deus. Dessa forma podemos receber parte na glória de Jesus Cristo. 2 Tess. 2,14.

Então não temos recebido a graça de Deus em vão. 2. Coríntios 6, 1-2.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.