Por que essa não-entusiasta celebra o Natal

Por que essa não-entusiasta celebra o Natal

Eu poderia fazer sem presentes, música e tudo isso. Mas há uma coisa sobre a qual eu fique entusiasmada no Natal.

5 minutos ·

Eu não sou uma dessas pessoas que ficam excitadas com o Natal todos os anos, ouvindo música de Natal em setembro, decorando a casa até novembro e contando os dias no meu calendário com grande antecipação. Eu nunca fui um que se preocupasse com os presentes e com os alimentos e com o espírito do feriado em geral. Mas há uma parte da temporada de Natal em que eu sou muito grato, não apenas no Natal, mas durante todo o ano, e essa é a vida que Jesus viveu enquanto estava aqui na Terra.

Temos um feriado para comemorar o nascimento de Jesus, e temos um feriado para lembrar o dia em que Ele morreu por nós na cruz e depois ressuscitou, mas a verdadeira causa de celebração é tudo que aconteceu entre meio; a vida de vitória sobre o pecado que Jesus viveu.

Seu coração foi tão movido pela compaixão

Antes que Jesus descesse à terra, Ele estava no céu com o Pai (Provérbios 8: 27-31), e tenho certeza de que era extremamente glorioso lá! Mas Ele nos viu sofrendo na Terra. Ele viu como lutamos com o pecado em nossa natureza e como nunca poderíamos nos libertar porque ninguém nos mostrava como. Seu coração estava tão movido pela compaixão por nós que Ele desistiu do seu lugar no céu e veio à terra para nos mostrar uma nova maneira de viver. Ele sabia ao entrar nela o que seria pedido a Ele. Ele conhecia as provações e os sofrimentos que ele enfrentaria ao assumir a carne e o sangue como o resto de nós. (Filipenses 2: 5-8; Hebreus 2: 14-15; Hebreus 5: 7-8) Ele sabia que seria tentado, assim como nós. (Hebreus 4:15) Mas ele estava disposto a sofrer tudo para que pudéssemos aprender com a vida dele como sair do pecado.

E isso é algo para ficar super animado.

Não, Jesus não veio apenas nos dar perdão pelos nossos pecados. Eles já tinham isso nos dias anteriores a Jesus, oferecendo sacrifícios no templo. Se Jesus tivesse acabado de chegar com o perdão dos pecados, Ele realmente não teria trazido nada de novo? Mas não, Ele veio nos mostrar o caminho da vitória! Agora, em vez de pecar repetidas vezes, e ter que pedir perdão toda vez, posso parar de pecar! Jesus nos mostrou como arrancar o pecado pela raiz, quando Ele disse, “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27-28.

Esta é a resposta com a qual Jesus veio! Justo no meu coração – em meus pensamentos – posso dizer não à tentação, e então essa tentação jamais se transformará em pecado, causando ferimentos para mim e para aqueles que estão ao meu redor.

Quão esperançoso para mim!

Foi assim que Jesus tomou isso. Nenhuma vez ele pecou, ​​apesar de ser tentado como eu. Quão esperançoso para mim! Tenho todas as razões para celebrar o nascimento dele. Ele assumiu a forma de um homem quando Ele veio à terra, então Ele não tinha habilidades especiais ou presentes que tornaram mais fácil para Ele obter a vitória do que qualquer outra pessoa. (Hebreus 2: 17-18) Isso significa que se Ele o fez, eu também posso fazer isso! Eu posso arrancar o pecado na própria raiz – quando é apenas uma sugestão em meus pensamentos – e eu nunca tenho que ser atormentada por uma consciência culpada como resultado de pecar.

Quão leve e grátis é isso! Ceder ao pecado apenas tem trazido tristeza para mim e para aqueles que me rodearam. O egoísmo, por exemplo, se enquadra como uma doença se eu permitir que ela viva, cresça e me faça consumir com meu próprio ego, e como eu posso avançar, o que posso obter e ter para mim. Mas Jesus era tão altruísta e tão inclinado a fazer a vontade de Deus que, mesmo quando enfrentava a morte na cruz, suas palavras eram: "Não é minha vontade, mas as suas sejam feitas". Lucas 22:42.

Que precursor! Sinto que devo a Jesus uma grande dívida de amor por ter vindo à Terra, sofrendo e morrendo tendo vontade de abrir esse caminho para mim. E a melhor maneira – na verdade, a única maneira verdadeiramente adequada – de pagar essa dívida é seguir seus passos e usar cada tentação como uma oportunidade para obter a vitória sobre o pecado, de modo que o Seu sofrimento por mim não foi em vão. Então ficarei cheio de alegria, e eu reinarei com ele na eternidade como seu irmão, que é o que ele deseja com tanta fervor.

“Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,…” Hebreus 2:10-18.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.