Por que Deus não quer me ouvir?

Por que Deus não quer me ouvir?

Você alguma vez sentiu que Deus não te ouve? Por que Deus não responde as tuas orações?

4 minutos ·

Às vezes a vida pode se sentir um pouco esmagadora. Mas a quem você pode recorrer quando parece que Deus nem sequer ouve?

Alguma vez você já sentiu que Deus nem sempre responde a suas orações? Você já teve um daqueles dias em que as coisas só dão errado, e eventualmente você deitar na cama, com um travesseiro em lágrimas, porque não importa o quanto você clamar a Deus, não há nada que muda? Por que Deus não responde a suas orações?

«Porque sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam, que são chamados pelo seu decreto.» (Romanos 8, 28)

Se você acredita que todas as coisas cooperam para o bem, não é mais provável que Deus simplesmente responde às suas orações de uma forma diferente do que você esperava?

Imagine que você está lidando com alguns clientes irritados no trabalho. Eles estão a corrida e gritando com você e dentro de você pode sentir a raiva fervendo. Você sabe que se eles não sairem em breve você vai cozinhar completamente e realmente explodir!

Você pode pedir que o cliente não volta, porque você realmente não pode tolerar sendo gritado novamente. Ou talvez você da um passo mais longe e percebe que você, como um cristão não deveria ter reagido com raiva. Você pergunta: "Oh, por favor não deixe o cliente voltar, eu realmente não quero ficar com raiva de novo." Mas no dia seguinte, o mesmo cliente volta para gritar mais com você! Não é este o oposto do que você pediu?

«Amados! Não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo: para que também na revelação da sua gloria vos regozijeis e alegreis.» (1. Pedro 4, 12)

Por que você ora para que as tentações possam ir embora? Você não pode passar a vida toda sem nunca encontrar alguém que te deixa com raiva. Essas pessoas estão em toda parte! Deus está permitindo você encontrar com essas pessoas, para que possa obter a vitória sobre a raiva e tornar-se mais amoroso e paciente.

«Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em varias tentações: sabendo que a prova da vossa fé obra  a paciencia. Tenha, porém a paciencia a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.» (Tiago 1, 2-4)

Não é esta uma solução muito melhor? Para ser perfeitos e completos, não tendo falta em coisa alguma?

É claro que é melhor! Mas mesmo Deus deve respeitar as leis que ele mesmo estabeleceu. Você pode pedir a paciência todos os dias, mas Deus não vai fazer com que a sua raiva um dia desaparece por magia – ele não tivesse feito isso mesmo que ele quisesse, porque ele te deu o livre arbítrio! Ele está interessado em serviço voluntário e obediência. A atitude de um discípulo aparece na própria oração de Jesus: «Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.» (Mateus 6,10).

Em vez de perguntar por que Deus não te ouve, você pode perguntar por que você não ouvir a Deus! Se a sua mente está definida em fazer a vontade de Deus, Ele responderá a suas orações para ser livre da raiva, com as provas exatas e corretas que você precisa para ser paciente. Se você sente que Deus não ouve a oração, pergunte-se se você realmente tem dito: "Seja feita a tua contade" em qualquer relacionamento.

Não ore a Deus para manter-te sem provas; ore para que ele te dê a força para usar a prova para  para ser como Jesus! Assim ele estará mais do que disposto a ouvir suas orações! Então, você nunca vai ter um dia sem esperança de novo!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.