O que significa se não escuto a voz de Deus?

O que significa se não escuto a voz de Deus?

O que acontece quando simplesmente não sei que caminho Deus quer que eu siga?

5 minutos ·

Como cristãos é claro que quero tomar as decisões conforme a vontade de Deus. Mas, que acontece quando não sei que caminho Deus quer que sigo?

Mais cedo ou mais tarde, todos nós temos que tomar decisões na vida. Qual faculdade devo escolher? Com quem vou casar? Devo mudar para cá ou para lá? A lista é extensa, e uma vez que as perguntas são cada vez maiores e mais importante, a resposta de Deus também não deveriam ser mais claras?

Pode ser difícil ouvir a voz de Deus e saber que caminho seguir.  Oro e peço ajuda a Deus, mas como muitas vezes acontece não tem sonhos proféticos, visões e sentimentos fortes, que me levam para outro caminho. Pode parecer como se Deus não respondesse completamente.

Faça tudo perante seu rosto

Muitos cristãos lutam com isso porque praticamente esperamos uma grande voz do céu quando falamos com Deus, com trombetas e um grande flash. Mas Deus não trabalha necessariamente assim. Muitas vezes sussurra em vez de gritar. E nós exercitamos em ouvir a sua voz quando avançamos na fé e fazemos tudo perante seu rosto.

Está escrito em Colossenses 3, 23: «E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.» Este é o assunto principal. Nem sempre é tão importante o que fazemos, e não porque, mas como fazemos. Faço de todo coração, porque quero agradar ao Senhor? Ou existe razões egoístas por trás das minhas decisões?

Também  está escrito em Mateus 7,7: «Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.» Deus está mais que disposto em nos mostrar sua vontade, mas também quer que façamos um esforço- – buscar sua vontade. Então Ele tem prometido que a encontraremos. Assim que se peço, busco e chamo, e faço tudo como para o Senhor, então posso estar seguro que Ele me mostrara sua vontade. Sua vontade quem sabe não é como sempre esperamos, e pode ser manifestada em nós de maneira inesperada, mas se realmente estamos interessados, então a encontramos.

A vontade de Deus – boa, agradável e perfeita

Em poucas palavras isto é justamente toda  vontade de Deus.

«E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2» Em poucas palavras isto é justamente toda  a vontade de Deus. Que sejamos transformados por meio da renovação do nosso entendimento, de maneira que possamos comprovar qual seja a vontade de Deus. Isto é algo que podemos fazer independente se decidimos ser médico, professor, se mudar para outro país, ou ficarmos em casa. Sempre existe possibilidades para ser transformados e renovados, onde quer que estejamos.

Então, como são minhas decisões? Posso me perguntar: São boas? Agradáveis a Deus? São perfeitas? Se a resposta parece ser que sim, então dizê-lo! Comprove qual é vontade de Deus. Experimentá-lo. O qual busca encontra.

Renovação do meu entendimento

Independente do resultado posso experimentar que quando olho para trás, então vejo o que  fiz, na realidade fui manchado de egoísmo, exigências aos demais, etc. Isso é algo que não está conforme  a vontade de Deus, no entanto a decisão foi tomada em fé e com um fervente desejo de servir a Deus. E justamente por isso que Deus agora pode me mostrar como poderia ter feito melhor e onde deveria ter renunciado a minha própria vontade. Devo retomar meu caminho e pedir perdão, e arrumara as coisas. Esta é a vontade de Deus para nós. Aprender a humildade aprender a viver como discípulo. A revelação se produz de maneira inesperada- mediante o descobrimento das minhas falhas e erros, Contudo porque busco fazer  a vontade de Deus, utilizo isso para ser transformado. Disso se trata a  renovação do nosso entendimento.

Um discípulo é aquele que sabe tudo e faz coisas perfeitas pela primeira vez. A vida de um discípulo significa seguir a Jesus, o mestre, e aprender Dele. Significa me dá força e sabedoria para humilhar-me e fazer as coisas melhores da próxima vez!» Assim que, na próxima vez coloco em prática o que a voz de Deus me disse, e faço as coisas melhor- cada dia me torno mais com meu mestre. Isso é o que significa ser um discípulo!

Independente de onde eu esteja encontrarei oportunidade para escutar a voz de Deus e fazer a sua vontade. Encontrarei minha própria vida, minha ira, meu orgulho, minha teimosia e egoísmo. Levando essas coisas a morte, serei cada vez mais transformado segundo semelhança de Jesus e dessa maneira faço a  vontade de Deus!

Não é este um evangelho cheio de esperança? Definitivamente, não existe maneira de tomar a decisão  equivocada!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.