O que significa combater o bom combate da fé?

O que significa combater o bom combate da fé?

A exortação de Paulo em 1 Timóteo 6: 11-14 nos diz que a fé envolve ação. Mas o que isso realmente significa?

5 minutos ·

Combater o bom combate da fé significa que permanecemos na Palavra pela fé, independentemente do que sentimos ou entendemos. Jesus disse, “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos.” João 8:31.

Não deixe o pecado governar

Está escrito, “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.” Romanos 12:21. Temos paixões e desejos que mantêm o oposto. Temos raciocínio humano que diz, “Isto é impossível; Então farão o que quiserem comigo; Eles vão andar por cima de mim,” etc. Aqui temos uma exortação de Paulo: “Da mesma forma, vós também, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Portanto, não reine o pecado em seu corpo mortal, para que você o obedeça em seus desejos.” Romanos 6:11-12.

Combater o bom combate da fé significa que estamos firmemente ancorados na Palavra no poder do Espírito, considerando-nos mortos aos nossos sentimentos e ao nosso raciocínio humano, não deixando o pecado governar em nosso corpo mortal obedecendo a suas concupiscências. Nós temos que fazer o que Jesus diz: Tomem nossa cruz diariamente e negar a nós mesmos. (Lucas 9:23) Paulo também diz a mesma coisa: “Mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:13.

Isso não acontece sem uma luta e sofrimentos. Pedro diz isso assim: “Portanto, uma vez que Cristo sofreu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne já cessou do pecado…” 1 Pedro 4:1. Portanto, devemos sofrer na carne, se quisermos deixar de pecar. Haverá sofrimentos na carne se nós pelo Espírito matamos o que sobe da carne de modo que os desejos não são autorizados a governar. O pecado rege, e sofremos em nossa consciência se não sofremos na carne.

Uma vida vitoriosa não vem automaticamente

A maioria das pessoas não quer reconhecer essa luta e esse sofrimento. A maioria dos pregadores usa suas habilidades para apresentar a vida cristã como sendo tão fácil e gloriosa quanto possível. Eles explicam como Jesus fez tudo e, como resultado, não precisamos fazer nada. Eles dizem, "Jesus sofreu por nós; Ele morreu por nós, e Ele nos redimiu completamente. Devemos apenas crer em Sua obra acabada, e então nós automaticamente viveremos uma vida vencedora. Enquanto olharmos para Jesus, o fruto do Espírito que lemos em Gálatas 5:22 virá.”

Eles podem proclamar "liberdade total". Em Cristo, apesar de ver as pessoas que servem, continuam a viver em todos os tipos de pecados, e apesar de eles próprios não terem a vitória. Vivem no amor ao dinheiro, à inveja e à fornicação. Eles entram em falsa liberdade e transformam a graça em licenciosidade. (Judas 4) Eles não podem suportar esta sã doutrina porque afastaram os seus ouvidos da verdade e se voltaram para as fábulas. (2 Timóteo 4: 2-4)

Aqueles que querem ser fiéis à verdade sabem que viver uma vida de superação nas virtudes de Cristo não é algo que vem automaticamente. Portanto, as Escrituras falam de um caminho estreito, sobre a cruz e abnegação—Sofrimento e morte. As Escrituras estão cheias de sérias exortações. Eles usam palavras como: “Trabalhar na sua própria salvação com temor e tremor…” Felipenses 2:12. “Esforce-se para entrar pela porta estreita…” Lucas 13:24. “Tome cuidado de ti mesmo e da doutrina. Permanece nela…” 1 Timoteo 4:16. “Exercite-se bastante à piedade.” 1 Timoteo 4:7. “Mas também por esta mesma razão, dando toda a diligência, acrescente à sua fé a virtude …” 2 Pedro 1:5. “Portanto, irmãos, sede ainda mais diligentes para que a vossa vocação e eleição…” 2 Pedro 1:10. Jesus enviou o Espírito Santo precisamente para que tenhamos poder para lutar a boa luta da fé.

No entanto, quando combatendo o bom combate, a fim de permanecer em Sua Palavra e buscar a santificação que é pregada, as pessoas clamam: “Escravidão! Esforçando-se em sua própria força! Querem santificar a si mesmo!” etc. Eles são inimigos da cruz de Cristo. Você pode ver isso por sua conduta. (Filipenses 3: 18-19) É por isso que eles não têm comunhão uns com os outros como o Pai eo Filho têm comunhão. Apesar disso, eles não querem reconhecer o que está escrito em Tiago 4: 1-4. Eles se afastaram da verdade para a mentira. Eles não são sólidos na fé. (Tito 1:13)

Exortações sadias

Preferimos escutar a sã doutrina, a boa fé e as sãs exortações de Paulo!
“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé, apodera-te da vida eterna, à qual também foste chamado e confessaste a boa confissão na presença de muitas testemunhas. Exorto-vos diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e diante de Jesus Cristo, que testemunhou a boa confissão diante de Pôncio Pilatos, para que guardes este mandamento sem mancha, irrepreensível até o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Timoteo 6:11-14.

Esta é uma versão editada de um artigo que foi publicado pela primeira vez em norueguês no periódico BCC“Skjulte Skatter” (“Tesouros Escondidos”) em Junho 1961 com o título, “Combate o bom combate da fé!”
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.