O que lembrar quando você acha que está certo

O que lembrar quando você acha que está certo

Onde suas “opiniões” se originam? O que forma as coisas que você aceita?

4 minutos ·

Dentro do período de um dia normal, a maioria das pessoas encontra várias situações em que eles têm que formar uma opinião e expressar por que elas pensam do jeito que elas fazem. Às vezes, pode haver situações em que as pessoas têm opiniões diferentes, ou mesmo opostas, e isso pode levar a muitos conflitos.

Como cristão, eu também preciso formar e expressar opiniões ao longo do dia, mas o que é importante lembrar em cada uma dessas situações?

Afirmar minhas próprias opiniões

Muitas vezes penso no versículo em Tiago 1:20: "… porque a ira do homem não produz a justiça de Deus". Afirmar minha opinião com palavras ásperas e agressivas pode destruir e derrubar, causando todos os tipos de resultados negativos. Esse comportamento pode fazer com que as pessoas prestem atenção ao que eu tenho a dizer, ou mesmo concordar comigo, mas colocar outras pessoas dessa maneira está longe de como Deus trata as pessoas! A vontade de Deus é que eu seja preenchido com paciência, longanimidade, bondade e amor para com todos e em todas as situações, sem exceções.

Você pode pensar que outras pessoas "pisam em mim" e me empurram se eu fosse analisar isso assim. Está escrito sobre Jesus em uma dessas circunstâncias que Ele "não revidou em troca" (1 Pedro 2:23). Na verdade, ele deu um testemunho muito claro quando Ele estava diante de Pôncio Pilatos e disse: "… Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. "(João 19:11) Na situação, ele não estava preocupado em fazer sua própria opinião conhecida e entendida, em vez disso, Ele estava preocupado com uma única coisa – fazer a Deus vontade na terra. E confiava tanto no seu Pai Celestial, que sabia que Ele cuidaria de tudo o resto, independentemente de os outros terem entendido ou concordado com ele.

O que Deus realmente se preocupa não é se eu estou certo. Então, e se eu estiver? Se eu não estou criando vida e paz ao meu redor, então não estou trabalhando no Espírito. (Romanos 8: 6) O que Deus se importa é que matei o orgulho, a teimosia, a justiça humana e a inflexibilidade que estão na minha natureza e, em vez disso, ouço os outros, mostre o verdadeiro amor e cuide deles e trabalhe para realizar o bem de uma maneira equilibrada, boa e pacífica. Deus quer que meu ego diminua, para que a vida de Cristo possa aumentar cada vez mais em mim. (João 3:30; 2 Coríntios 4: 10-11)

O que leva á vida e á paz?

É fácil permitir que minha sabedoria e raciocínio humano falem quando algo vai contra mim. "Não é assim que deve ser, eles realmente precisam aprender a mudar seus hábitos". Na situação, eu preciso orar a Deus para ver a dureza e a teimosia em mim e orar para que a paz e o bem possam surgir em vez disso. A sabedoria e o raciocínio humanos não conduzem à vida e à paz, mas a vontade de Deus sempre faz. (Hebreus 12:14; Romanos 12:18) Eu também poderia orar por ajuda para expressar as coisas às pessoas de uma maneira boa e pacífica, sem ter teimosia nem amargura.

Jesus foi "o caminho para baixo". Em vez de se esforçar para criar um bom nome para si mesmo – promovendo-se e sempre tentando fazer com que os outros concordem e apoiem Ele – Ele se importou apenas com o que Deus pensava sobre Ele. Ele não tentou escalar a escada de estima nos olhos das pessoas, mas, em vez disso, se humilhou sob a poderosa mão de Deus. (1 Pedro 5: 6) Lemos sobre Ele que Ele foi "manso e humilde de coração" (Mateus 11:29).

Felizmente, quando também estou preocupado com esta única coisa – fazendo a vontade de Deus – tudo é muito simples! Eu posso reagir a cada situação com base em como eu entendo a Palavra de Deus, e ao fazer isso, Deus me dá cada vez mais luz sobre Sua Palavra e vontade. Experimento que eu entendi em um grau cada vez mais profundo. Quando sou obediente ao que entendi com fidelidade simples, me torno cada vez mais humilde, manso e humilde de coração, paciente, bom e cheio de amor e cuidado pelos outros. Essas coisas começam a substituir o orgulho, a teimosia e a inflexibilidade que habita na minha natureza, e eu experimento em vez disso que me torne cada vez mais agradável ao que segui depois!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.