O que é a Ceia do Senhor, ou Comunhão?

O que é a Ceia do Senhor, ou Comunhão?

Por que os cristãos observam a comunhão? Por que tem tanta importância?

5 minutos ·

No dia anterior à sua crucificação, Jesus ordenou aos discípulos que continuassem a observar a Ceia do Senhor, ou a Comunhão. (Mateus 26: 26-30; Marcos 14: 22-25; Lucas 22: 14-20) Paulo expandiu isso quando escreveu, "Porque recebi do Senhor o que eu também entreguei a você; que o Senhor Jesus, na mesma noite em que foi traído, tomou pão; e quando Ele agradeceu, partiu e disse: "Pegue, coma; Este é o meu corpo que está quebrado para você; Faça isso em memória de Mim. "Da mesma maneira, ele tomou o cálice depois da ceia, dizendo:" Este cálice é a nova aliança em Meu sangue. Isso faz, com tanta frequência quanto você o bebe, em memória de Mim. "Por vezes que você come este pão e bebe esse cálice, você proclama a morte do Senhor até Ele chegar.
Portanto, quem comer esse pão ou beber este cálice do Senhor de maneira indigna será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Mas que o homem se examine, e então, que coma do pão e beba do cálice. Pois aquele que come e bebe de maneira indigna come e bebe juízo para si próprio, não discernindo o corpo do Senhor.” 1 Coríntios 11:23-29.

Memória de Jesus

A Ceia do Senhor é um testemunho. Ao participar disso, testemunho que o corpo de Jesus foi quebrado por mim e que Ele derramou o Seu sangue por mim. Proclamo assim a morte de Cristo. Devemos fazer isso em memória dele. Quando eu quebro o pão, eu lembro como seu corpo estava quebrado para mim. Quando eu bebo do cálice, lembro que Ele derramou o Seu sangue por amor de mim para o perdão dos pecados. Eu testemunho ao mesmo tempo que também recebi este presente, ou essa graça. Não participo dele para receber perdão pelos meus pecados, mas porque recebi o perdão dos pecados.

Comer e beber indignamente

Deus não me perdoará minhas ofensas se eu não perdoar as transgressões do meu próximo. (Mateus 6:15) "Mas o homem se examine, e assim que coma daquele pão e beba daquele cálice". 1 Coríntios 11:28. Não sou digno de receber perdão se houver alguém que eu não possa perdoar. Eu testemunho contra mim mesmo se eu depois tomar o copo. Eu passo uma sentença sobre mim mesmo.

Devemos caminhar com temor ao longo do tempo de nossa permanência porque fomos redimidos de nossa conduta sem propósito pelo precioso sangue de Cristo. (1 Pedro 1: 17-19) Toda pessoa deve se examinar se odeia toda conduta sem propósito; então ele pode quebrar o pão e beber do cálice. Eu como e bebo indignamente se há uma falha na minha vida que eu amo e não quero deixar ir. Ele deu o Seu sangue para me redimir. Eu sou julgado, e eu sinto contra o corpo e o sangue do Senhor, se eu quiser segurar minha culpa.

Um corpo

Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.” 1 Coríntios 10:16-17. Todos aqueles que quebram o pão testemunham que eles não se servem a si mesmos, mas um ao outro. Ao quebrar o pão, testemunho que não vivo para mim, mas para os outros, e que estou disposto a aceitar toda a ajuda para a salvação que eles podem me dar porque todos comemos do mesmo pão. Deixe cada um examinar-se, e depois quebrar o pão.

Porque Jesus entregou a Sua vida por nós, devemos também entregar nossas vidas um pelo outro. (1 João 3:16) Quando eu como e bebo, também proclamo que devo dar a minha vida por aqueles que realmente comem do mesmo pão, porque proclamamos a morte do Senhor. Quando eu proclamo a Sua morte, proclamo também que eu morri com Ele, para que eu não mais viva para mim, mas para aquele que morreu por mim e ressuscitou. (2 Coríntios 5:15)

Assim como um membro fornece aos outros membros toda a força e nutrição que ele desenha do corpo, então nós também devemos fornecer aos outros membros todo o amor, sabedoria, força, graça, piedade, paciência e fidelidade que recebemos de Cristo. Se não estamos dispostos a amar, nem somos dignos de receber amor. (1 João 4:11) Se não queremos ser misericordiosos, indulgentes, fáceis de nos ajudar, ajudar ou tolerar, também somos indignos de receber essas bênçãos.

Que cada um se examine e coma do pão e beba do cálice.


Este artigo foi traduzido do norueguês, e é a versão editada de um artigo publicado pela primeira vez no periódico "Skjulte Skatter" ("Tesouros escondidos") de janeiro de 1933, com o título "A Ceia do Senhor"

© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.