O que a bíblia quer dizer com o termo «fé»?

O que a bíblia quer dizer com o termo «fé»?

«Fé» significa reconhecer mais do que apenas que a bíblia é verdadeira.

4 minutos ·

Se você realmente crê na bíblia, então esta vai te levar a ter ações. Fé não é um sentimento de passividade.

Crer é mais do que um reconhecimento intelectual de que a bíblia é verdade. Crer significa mais do que também ter a certeza de que a bíblia é inspirada por Deus. Crer em verdade, significa ter a certeza que Deus vive hoje e que tem um interesse vivo para comigo.

«Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe,…» Hebr.11,6. Aqui está escrito que Deus existe e não que existiu uma vez! Leia todo o capítulo de Hebreus 11, e assim você passa a ter uma impressão de como os heróis da fé no Velho Testamento, conseguiram vencer através da fé, enormes obstáculos e problemas difíceis. Eles serviam a um Deus vivo que os ajudou de uma maneira surpreendente.

A fé não é uma questão passiva

A fé em Deus leva você a ações, como está escrito na última parte de Hebreus 11, 6: «…e que é galardoador dos que o buscam.» (tradução inglesa: que o buscam com diligência.) Os heróis da fé buscavam a Deus com muita diligência e nisso eram muito ativos em sua fé: «Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca…» (Hebr.11,7). Também hoje temos que procurar a Deus com seriedade, quando lemos a bíblia, crer e simplesmente obedecer a palavra dele – e ter a fé que ele vai recompensar nosso empenho.

Também hoje temos que procurar a Deus com seriedade, quando lemos a bíblia, crer e simplesmente obedecer a palavra dele – e ter a fé que ele vai recompensar nosso empenho.

Como Deus recompensa quem procura e ele com diligência? Na bíblia existem muitos exemplos disto. Leia em 2 Pedro 1,4, por exemplo, e você vai ver que  «…Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas», e que através dessas promessas «para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.»

Uma promessa preciosa

Receber parte na natureza divina – isto é uma recompensa fenomenal, e não um assunto místico qualquer. Natureza divina é o fruto do Espírito: Amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, ternura e castidade, como podemos ler em Gálatas 22-23. Uma outra maneira de descrever natureza divina está escrita em 2 Coríntios 4,11: «…para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos.»

Empenho e obediência são necessários quando queremos ter parte nesses frutos do espírito. Nós temos que, como está escrito em 2 Pedro 1,4: «havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.»  (Tradução inglesa: fugindo da concupiscência que há no mundo). Nós temos que ter sempre a morte de Jesus no nosso corpo. (2 Coríntios 4,10). O processo pelo qual escapamos da corrupção e do pecado que mora dentro de nós, e passamos a ser preenchidos pelos frutos do Espírito, é a essência do novo pacto.

Através de sua fé viva, os heróis da fé do antigo pacto experimentaram o colossal poder de Deus. Através desta eles venceram seus inimigos e opositores. Mas no novo pacto Deus Deus realizou algo mais glorioso: Ele acabou com o pecado que mora na natureza humana através da carne de Jesus. (Romanos 8,3). Deus não obrigou a Jesus, não, Jesus mesmo creu e obedeceu a Deus em todas as circunstâncias de sua vida, de livre arbítrio.

Jesus venceu e com isso tornou possível para você e para mim a vencer da mesma maneira.  (Apocalipse 3,11). Ele pode nos salvar até nos mínimos detalhes!

«E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.»

Marcos 9,23

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.