O que a Bíblia diz sobre o Dia do Julgamento?

O que a Bíblia diz sobre o Dia do Julgamento?

Saiba mais sobre o que vai acontecer no dia em que todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo.

6 minutos ·

Dia do julgamento. Também conhecido como o Juízo Final. É a última coisa que acontece antes de Deus destruir o velho céu e a velha terra, que são corruptos por causa do pecado. Antes que Ele crie Seu novo céu e nova terra, Ele tem que acabar com tudo o que poderia trazer o pecado para a nova criação.

O diabo acaba de ser lançado no lago de fogo, onde está a besta e o falso profeta (Anticristo) já estiveram uma vez que eles foram derrotados quando Jesus retornou antes do início do milênio. Este é ser o castigo eterno pelo seu pecado e rebelião contra Deus. Agora chegou o momento para que Deus julgue quem se juntará a eles no lago de fogo, e quem é digno de um lugar na nova terra.

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez no corpo, de acordo com o que ele tem feito, seja bom ou ruim." 2 Coríntios 5:10.

O pensamento dos últimos tempos não precisa nos preocupar. Leia este artigo sobre como nos preparar melhor para o dia em que encontrarmos Jesus!

A noiva e os mártires

Excluem-se desta decisão serão aqueles que estão na noiva de Cristo. Eles já se apresentaram diante do tribunal de Cristo, enquanto eles estavam nas situações de suas vidas diárias. Eles deixaram brilhar a luz de Deus em seus corações, apontando o pecado e a injustiça que precisa ser tratada. Eles têm, por sua livre vontade, reconhecimento do seu pecado, retomou-se uma batalha contra ela e foram purificados pelo sangue de Jesus. Mais do que apenas receber o perdão para o pecado, eles usaram a potência disponível no Espírito para superá-lo.

Eles já se apresentaram diante do tribunal de Cristo, enquanto eles estavam nas situações de suas vidas diárias.

"Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para que não sejamos condenados com o mundo "1 Coríntios 11: 31-32.

Também estão excluídos os mártires – aqueles que passaram pela tribulação, resistiram a besta, não receberam a marca da besta e foram mortos por causa de sua fidelidade. (Apocalipse 13: 15-17) Eles já foram julgados e provados e reinaram com Jesus através da Milênio. (Apocalipse 20: 4)

A abertura dos livros

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença a terra e o céu fugiram. E não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante de Deus e livros foram abertos. E outro livro foi aberto, que é o Livro da Vida. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, pelas coisas que estavam escritas nos livros "Apocalipse 20: 11-15.

As contas de Deus são tão cuidadosamente guardadas que, como disse Jesus, devemos mesmo dar conta de cada palavra ociosa. Cada um de nós escreve um livro com a nossa vida. Tudo o que fazemos é gravado. Imagine o que vai ser como quando Deus começa a página através de nossas memórias. Se pecamos, enquanto temos oportunidade nesta vida para se arrepender e obter o perdão. Então Deus enxuga-los fora, para nunca mais ser lembrado novamente. Então, quando os livros forem abertos, só terá que dar conta de boas obras.

"Os seus pecados e das suas iniqüidades não me lembrarei mais." Hebreus 10:17.

Julgamento justo

"Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda "Mateus 25:. 31-46.

Todos serão chamados a comparecer perante o grande trono branco naquele dia, mesmo milhões que foram ignorantes de tanto a lei quanto o evangelho. No entanto, Deus criou cada pessoa com algo muito importante – uma consciência. As leis do bem e do mal estão escritos no coração e na consciência deve direcionar as ações de uma pessoa. Por isso, eles também têm algo a responder por sobre o dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens. Eles não serão, contudo, julgados por qualquer coisa que eles não tinham conhecimento de certo e errado de novo. (Leia Romanos 2,12-16.)

Então Jesus dirá: "Porque tive fome, e me destes de comer; Tive sede e me destes de beber; Eu era estrangeiro e me acolhestes; Eu estava nu e destes-Me vestes; Eu estava doente e visitastes-me; Eu estava na prisão e fostes ver-me "Eles irão responder:" Senhor, quando foi que te vimos com fome e te alimentar, ou com sede e te demos de beber "Mateus 25:.? 35-37.

Mesmo se fossem completamente ignorantes do fato de que eles estavam servindo Jesus por suas obras Ele vai dizer-lhes: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Mateus 25: 34. Esta foi a sua recompensa por seguir os ditames de sua consciência e ser obediente às leis que são escritos nos corações dos homens.

"Mas a glória, honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiro do judeu e também do grego [gentios]. . Pois não há parcialidade com Deus "Romanos 2: 10-11.

Para todos aqueles que endureceram o coração para o bem contra os ditames de sua consciência e fez o que era mau, apesar de que eles sabiam, Jesus dirá: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." Mateus 25:41.

As contas são acertadas

"Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, e qualquer pessoa que não está escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo " Apocalipse 20: 14-15.. Não admira que Jesus disse que devemos nos alegrar porque os nossos nomes estão escritos no Livro da Vida!

Em seguida, as contas terão sido resolvidas, e colocadas tudo em seu devido lugar. Pecado e morte estão finalmente destruidos para sempre. Fora de toda a aflição e miséria, e, apesar do poder enganador de Satanás, Deus, com a sua sabedoria e poder, terminou Seu trabalho na noiva, os mártires, e as ovelhas que foram reunidos para a mão direita de Jesus. Estes são os únicos que estão escritos no Livro da Vida e vai viver eternamente com o Pai e o Filho no novo céu e da nova terra.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.