O que a Bíblia diz sobre o Anticristo?

O que a Bíblia diz sobre o Anticristo?

Mais clareza sobre um tema fascinante que é muitas vezes incompreendido.

7 minutos ·

O Anticristo é o oposto de Cristo. Assim como Cristo veio à Terra para fazer a vontade de Deus; o Anticristo virá para fazer a vontade de Satanás. Ele se manifestará Satanás na forma de homem.

Toda ambição de Satanás é ser como Deus em poder e força, e ele trabalha para isso com toda a sua força, noite e dia. "Quem se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Deus, ou se adora, de modo que se assentará, como Deus, no templo de Deus, mostrando-se que ele é Deus." (2 Tessalonicenses 2: 4) Sua intenção é substituir Deus, e ele irá enviar o Anticristo como um meio de fazer isso. O Anticristo vai negar a necessidade da humanidade por Deus, e afirmar-se como príncipe deste mundo.

Mas que tipo de mundo estaria disposto a aceitar o emissário de Satanás como Senhor? É possível que este mundo em que vivemos agora chegou a tal estado?

O pensamento dos últimos tempos não precisa nos preocupar. Leia este artigo sobre como nos preparar melhor para o dia em que encontrarmos Jesus!

Jesus Cristo veio em carne

O espírito que prevalece no mundo é o "espírito do Anticristo", que tem vindo a trabalhar desde os primeiros dias da Igreja (1 João 4). Esse espírito pode ser resumido como todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne. Alega que Jesus tinha algo que não temos, de que Ele era divino, que Ele não tinha paixões e desejos como um homem natural, e, portanto, ele não poderia realmente pecado.

Mas se acreditamos no que está escrito na Palavra de Deus, Ele tinha a mesma carne e sangue que temos.

"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também ele participou na mesma." (Hebreus 2:14)

Ele tinha as mesmas paixões e desejos, que o levou a ser tentado, e ele teve que lutar para não pecar. Ele tinha o Espírito Santo para guiá-lo, e força e ajuda de Seu Pai no céu. Por causa de Sua vida, Ele fez o mesmo disponível para nós, e, portanto, somos capazes de segui-Lo no caminho que Ele abriu pela carne e de volta ao Pai.

Mas admitir isso significaria que nós temos que colocar esforço, tomar a mesma batalha que Ele, lutar contra o pecado que nós temos em nossa natureza humana, como resultado da queda no Jardim do Éden. A maioria das pessoas não estão dispostos a fazer isso. E é assim que o espírito do Anticristo recebe energia. Ele mostra às pessoas uma maneira mais fácil.

A separação de Deus e da humanidade

O pecado é a causa da separação entre Deus e a humanidade. Quando o pecado é posto fora, estamos unidos com Deus. O espírito do Anticristo permite que os pecados nos separem de Deus para viver, cobrindo-os com a tolerância, amor e liberdade. A palavra de Deus diz claramente que é certo e errado, o que é pecado e o que é puro. Mas quando as pessoas o suficiente vivem em pecado, por exemplo adultério, ele já não é considerado pecado. As leis de Deus são rejeitadas, e as leis da sociedade, e, eventualmente, até mesmo as leis das nações, mudam para acomodar esta visão ajustada do que é certo e errado.

Então impureza e pecado são autorizados a viver, e a humanidade cresce cada vez mais longe de Deus – que é exatamente a intenção de Satanás. A maioria do mundo tem dado atenção a este espírito, porque lhes permite viver confortavelmente, sem uma consciência culpada. Isto foi feito sob a cobertura da religião, e o perdão dos pecados sem cessar do pecado, no passado. No entanto, nos tempos em que vivemos agora, humanismo está cada vez mais assumindo o papel que a religião costumava jogar. A humanidade está cada vez mais dependente de si e ser governado por si só, ao invés de ser conduzido por qualquer "poder superior."

A reveleção do Anticristo

Tudo isso está pavimentando o caminho para o próprio Anticristo a aparecer e se livrar de qualquer pretensão da religião. Ele vai acabar com Deus completamente. Ele irá realizar sinais e maravilhas para provar ao mundo uma vez por todas que a humanidade é auto-suficiente. (Apocalipse 13: 13-14)

A humanidade está pronta para abraçar apenas uma pessoa assim. Alguém que não interfere com suas vidas confortáveis – que será uma força fora de si para realizar seus pensamentos e sonhos de paz e harmonia na Terra; um mundo de tolerância, amor e boa vontade, sem qualquer custo pessoal para si. E o Anticristo será capaz de fazer isso.

O nome do Anticristo tem sido sinônimo de mal através das eras, mas a verdade é que, quando ele é finalmente revelado, a maioria das pessoas não vai reconhecê-lo pelo que ele é. Ele não aparece repelente; pelo contrário, ele vai ser alguém que é talentoso, ambicioso e para resolver os problemas do mundo. Ele irá avançar o que já está em processo de se tornar uma realidade; que o mundo pode se tornar um paraíso de própria autoria do homem, sem Deus. O mundo vai acreditar que com o Anticristo ao leme, a humanidade pode realizar qualquer coisa.

"Então ele abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, seu tabernáculo, e aqueles que habitam no céu." (Apocalipse 13: 6)

Quando isso acontece, em seguida, Satanás vai finalmente ter o que ele sempre quis. Ele será visto como igual a Deus. Ele terá o controle de um mundo que não tem necessidade de Deus.

A noiva de Cristo

Mas há aqueles que tem e não vai rejeitar o evangelho de Cristo; aqueles que estão interessados em ser terminado com o pecado que eles vêem mentiras em si, a fim de ser unificado com Deus. Estes não serão enganados, porque para eles, o pecado é excessivamente maligno. (Romanos 7:13) Porque eles têm sido extremamente atento e desperto para qualquer espírito que tolera o pecado, eles terão permissão para ver o Anticristo ser revelado; eles vão vê-lo pelo que ele é.

Quando isso acontece, eles podem esperar Cristo para voltar a tomar Sua noiva para casa para estar com Ele. Depois de terem sido arrebatados, e estão recebendo a recompensa de sua fidelidade, o Anticristo terá total liberdade. (2 Tessalonicenses 2: 6-7) Esta será uma época terrível na terra. A verdadeira natureza, o mal do Anticristo será revelado. Quando as coisas tornaram-se tão mau como podem ser, quando a necessidade é maior, Cristo voltará novamente com Sua noiva.

Então, Ele vai consumir o Anticristo com o sopro de sua boca, e o mundo verá o quão impotente o Anticristo realmente é. Jesus vai assumir o controle dos reinos da terra, Satanás será amarrado e lançado no abismo, e a terra vai experimentar mil anos para aprender como certo, justo, verdadeiro e bem perfeita a vontade de Deus é, livre de engano do diabo. E aqueles que se mantiveram puros do espírito do Anticristo e seguiu fielmente o seu amado Jesus nos passos Dele estabelecidas por eles, vai viver e reinar com Cristo neste Milênio. (Apocalipse 20) E deles será o reino dos céus, para todo o sempre!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.