O que a Bíblia diz sobre falar em línguas?

O que a Bíblia diz sobre falar em línguas?

É um dom espiritual falar em línguas, mas o que isso significa?

6 minutos ·

O "dom de falar em línguas" é um dom espiritual. Significa falar com palavras ou numa língua que não se sabe, a fim de edificar tanto a si mesmo e aos outros.

Jesus predisse de falar em línguas: "E estes sinais seguirão aqueles que crêem … falarão novas línguas." Marcos 16:17. A primeira vez que alguém falou em línguas foi no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos, como relatado em Atos 2: 1-12. Os apóstolos falavam do evangelho às multidões em Jerusalém, e o que eles disseram que poderia ser compreendido por pessoas que falam muitas línguas diferentes: "… os ouvimos falar em nossas línguas as maravilhas de Deus". Atos 02:11.

Mais tarde, Paulo também escreve sobre o dom de falar em línguas, em 1 Coríntios 12 e 14. No entanto, aqui ele escreve que a pessoa que fala em línguas não fala em uma linguagem compreensível: "ninguém o entende; no entanto, em seu espírito fala mistérios "1 Coríntios 14: 2.. No entanto, este presente que foi dado aos crentes pode ser um benefício para os destinatários e usado para edificar os outros em reuniões cristãs.

O que a Bíblia diz sobre falar em línguas?

Muito do que está escrito na Bíblia sobre este presente é escrito por Paulo à igreja de Corinto. Aparentemente, muitos deles tinham recebido este presente, mas não entendiam o uso adequado do mesmo em suas reuniões.

Paulo tentou ajudá-los a entender o seu propósito: "Há diversidade de dons, mas o mesmo Espírito. Há diversidade de ministérios, mas o mesmo Senhor. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito de todos: Porque a um é dada a palavra de sabedoria por meio do Espírito, a outro a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito, a outra fé, pelo mesmo Espírito, a outros dons de cura, pelo mesmo Espírito, a outro a operação de milagres, a outro a profecia, a outro discernimento dos espíritos, a outro a variedade de línguas, a outro a interpretação de línguas "1 Coríntios 12:. 4-10.

O dom de falar em línguas era um dos muitos dados aos crentes para ajudar na edificação do corpo de Cristo, que é a Igreja.

Para edificação

Falar em línguas em si pode beneficiar uma pessoa. Paulo declara: "Aquele que fala em língua edifica a si mesmo." 1 Coríntios 14: 4. Falar em línguas pode ajudá-lo a expressar o que está em seu espírito e que você não pode expressar com palavras. Paulo deixa claro que a melhor maneira de edificar a igreja é falar profeticamente, com as palavras "simples" que constroem a fé e compreensão para todos os que ouvem a mensagem. "Dou graças a Deus que falo em línguas mais do que todos; Ainda na igreja prefiro falar cinco palavras com o meu entendimento, para que eu possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua "1 Coríntios 14: 18-19.

No entanto, falar em línguas também podem ser de "lucro para todos" em uma assembléia cristã se for interpretada como uma língua comum das pessoas no encontro: "Como é que é, pois, irmãos? Sempre que você se reúnem, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem língua, tem revelação, tem uma interpretação. Que tudo seja feito para a edificação. Se alguém falar em língua, que haja dois ou no máximo três, um de cada vez, e haja um que interprete "1 Coríntios 14: 26-27.

Quando usado desta forma, o dom de línguas deve ser utilizado para reforçar e apoiar a mensagem espiritual, e não porque se sente fortemente movido em suas emoções. Desta forma, outros além de o falar em línguas serão edificados.

Um sinal para os incrédulos

Há outra razão a que o dom de línguas é dado: "Na lei está escrito: "Aos homens de outras línguas e por lábios falarei a este povo; E ainda, apesar de tudo, eles não vão ouvir Me ‘, diz o Senhor. Portanto as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos "1 Coríntios 14: 21-22. Desta forma, pode beneficiar aqueles que participam de uma reunião, mas ainda não comprometeu sua vida a Cristo.

Há também ocorrências no livro de Atos em que as pessoas que foram batizados com o Espírito Santo falou em línguas ao mesmo tempo. Isto ocorreu principalmente no dia de Pentecostes, quando o batismo do Espírito Santo foi dado pela primeira vez, embora também ocorreu em outras ocasiões (ver Atos 1 e Atos 19: 5-7). No entanto não há nada escrito que estes dois sempre estão a ocorrer em conjunto.

Quem recebe este dom espiritual?

Isso é expressado na Bíblia, nem todos os crentes receberão este presente: "estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? Falam todos em línguas? Interpretam todos "1 Coríntios 12: 28-30. Podemos ver aqui que só alguns vão receber o dom de falar em línguas, assim como apenas algumas são chamados a ser apóstolos, etc.

Tal como acontece com todos os dons do Espírito, o falar de línguas não é necessariamente um sinal de maturidade espiritual. Muitos dos Corintos falaram em línguas, mas Paulo afirma que eles foram (1 Coríntios 3: 1) "bebês em Cristo". No entanto, quando utilizado de uma forma ordenada e apropriada, ele pode ser usado para construir o indivíduo e os outros membros da o corpo de Cristo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.