O que a Bíblia diz sobre adultério?

O que a Bíblia diz sobre adultério?

O que é considerado “adultério” pela Palavra de Deus e quais são as consequências que vêm a partir dele?

4 minutos ·

O adultério ocorre quando uma pessoa casada se envolve em um relacionamento sexual com alguém que não seja a pessoa a quem eles são casados.

A Bíblia condena claramente este ato: "Não cometerás adultério." (Êxodo 20:14) Isso viola o compromisso assumido em casamento a ser fiel a um parceiro de casamento.

"O casamento é honroso entre todos e o leito sem mácula; mas os fornicadores e adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus 13: 4). Ele é escrito de Deus, que "Tudo fez formoso em seu tempo," (Eclesiastes 3:11) e o tempo que Ele ordenou para a intimidade sexual é para um homem e uma mulher dentro do relacionamento conjugal. Para ter essa relação antes do casamento (fornicação) ou com outro parceiro depois do casamento (adultério) está em direta desobediência à vontade de Deus. Mesmo se o seu cônjuge iria concordar com um encontro adúltero, isso não torná-la aceitável aos olhos de Deus.

Fugir da imoralidade sexual

Paulo adverte claramente contra todo tal comportamento: "Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. "(1 Coríntios 6:18) Para ser dado um corpo por Deus é um grande privilégio e nós podemos usá-lo para honrar que lhe deu: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por um preço; . Portanto, glorifiquem a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, que são de Deus "(1 Coríntios 6: 19-20)

O potencial para usar nossos corpos para glorificar a Deus é enfatizada em 1 Tessalonicenses 4: 3-5: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus." Santificação é o processo que ocorre naqueles que oferecem seu corpo em obediência a vontade de Deus e o resultado será que seremos participantes da sua santidade (Sua própria vida e natureza).

No Novo Testamento, Jesus estende adultério a uma intenção potencialmente escondida dentro do coração: "Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás adultério." Mas eu vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com luxúria por ela, já cometeu adultério com ela no seu coração" (Mateus 5: 27-28) Ele também enfatiza a atitude extrema se deve tomar para evitar tal pecado: "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois é mais rentável para você que um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-o de ti; pois é mais rentável para você que um dos teus membros, do que todo o seu corpo para ser lançado no inferno" (Mateus 5: 29-30).

Tentado como nós somos, mas sem pecado

Quando somos tentados com pensamentos impuros, podemos lembrar que Jesus abriu um caminho para sair do pecado para todos nós: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas em tudo foi tentado como nós somos, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4: 15-16) No trono da graça que receberemos a ajuda que precisamos: "Para naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados." (Hebreus 2:18)

Não há felicidade duradoura verdadeira para um cristão fora da vontade de Deus. Os prazeres momentâneos de adultério em breve passam, mas a tristeza que colhe é de longa duração. Bem-aventurados todos aqueles que escolhem, como Jesus, para sofrer em fazer a vontade de Deus, por não dar em tentação. Então vamos nos tornar uma bênção e exemplo de onde estamos e obter os cada vez maiores alegrias de uma vida fiel, enquanto na terra e depois por toda a eternidade.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.