O momento crucial: como obter ajuda quando você mais precisa

O momento crucial: como obter ajuda quando você mais precisa

É apenas uma questão de direção para cair na hora da tentação?

5 minutos ·

O ar é rarefeito e está se tornando difícil respirar. As montanhas, como ele olha para fora sobre o abismo. É muito maior do que a largura de uma etapa normal e é óbvio que ele terá que saltar.

A idéia é perigosa, já que não há suporte abaixo. Ele sabe que, com um movimento errado ele poderia facilmente cair para a morte. No entanto, ele permanece impávido. Fazendo-se um pouco, ele fecha os olhos e, em seguida, corre para o outro lado.

Em vez de pousar com segurança sobre a rocha, seu salto era muito curto e ele encontra-se pendurado sobre a borda de gelo. Aterrorizado, ele estende a mão para algo que ele pode usar para içar-se para trás. Mas a pedra é fria e escorregadia, e difícil de entender. A cada segundo que passa, ele está deslizando mais para baixo no abismo.

Nossas próprias tentações

Isto pode parecer uma situação muito melodramática, que algumas pessoas experimentam. Mas, pode realmente ser comparado com uma situação em que a maioria dos cristãos se encontram numa base diária.

Assim como o homem que vem a uma abertura na rocha, nós também temos obstáculos em nossas próprias vidas; encontramos tentações todos os dias. Um passo em falso nessas tentações pode levar-nos a mergulhar em pecado e sofrer danos graves. Temos de ter cuidado para que não caiamos em tais situações. (1 Coríntios 10:12)

O tempo de necessidade

A Bíblia nos diz que "com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Hebreus 4:16. Aqui, podemos ver que não há misericórdia e graça disponível para nós em nosso momento de necessidade.

Mas, quando é esse "momento de necessidade?" É depois de ter caído que nós pedimos a Deus por Sua ajuda e misericórdia?

Pense de volta para o homem que está pendurado para fora da borda da montanha. Certamente, alguém teria misericórdia dele se encontraram depois que ele tinha caído. Mas, até lá, seria tarde demais. Sua queda poderia ter sido extremamente grave, garantindo atendimento médico e causando cicatrizes que duraria uma vida. Seria muito maior graça se ele poderia ter obtido ajuda antes que ele tivesse caído.

É o mesmo conosco. Precisamos desesperadamente de graça e misericórdia de Deus sobre nós em nosso momento de necessidade. Este "momento de necessidade" é quando somos tentados, antes de cair em pecado. Aqui, um verdadeiro grito de socorro precisa tocar para fora em nossas vidas: "Querido Jesus, você tem que me ajudar! Ajude-me a não pecar! "

Verdadeira ajuda

A ajuda que Jesus dá é a ajuda que precisamos tão desesperadamente: poder e graça de ficar em nossas tentações e superar o pecado em si. "Para porque Ele mesmo sofreu quando tentado, é capaz de ajudar aqueles que estão sendo tentados." Hebreus 2:18

Jesus estava em grande necessidade, quando Ele era um homem aqui na terra; Ele gritou por ajuda de Deus para resistir ao pecado em Sua própria vida. "Quem, nos dias de Sua carne, quando ofereceu orações e súplicas, com grande clamor e lágrimas a Ele que foi capaz de livrar da morte, foi ouvido por causa do Seu temor a Deus." Hebreus 5: 7.

Por causa de Sua necessidade genuína e temor a Deus, Jesus foi capaz de receber a graça e ajuda que Ele precisava livrar da morte. Em sua necessidade, seu desejo de fazer a vontade de Deus e do Seu próprio ódio contra o pecado foram reforçadas, e Ele era, portanto, capaz de resistir ao pecado e vencer em cada situação. Ele nunca caiu. Precisamos seguir o seu exemplo, a clamar com grande clamor e lágrimas! Nós não somos chamados a cair e cair novamente. Não, Deus quer que sejamos mais que vencedores! (Romanos 8:37)

Quando clamamos com necessidade e com verdadeiro temor de Deus em nossos corações para ficar em nossas tentações, podemos estar absolutamente certos de que seremos salvos. Pois está escrito: "Nenhuma tentação ultrapassou você, exceto como é comum ao homem; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que você é capaz, mas com a tentação dará também o meio de saída, que você pode ser capaz de suportar. "1 Coríntios 10:13.

Jesus é capaz de salvar perfeitamente os que vão a Deus por meio dele; Ele vive para interceder por eles. (Hebreus 7:25) Com a ajuda de Jesus, não estamos apenas a salvo da tentação nossa atual ou situação assustadora. Nós somos salvos do pecado em si. Aprendemos a ser humildes, para pedir a ajuda que precisamos antes de cair e, assim, aprender a resistir e vencer o pecado em nossas próprias vidas. Isto é verdadeira ajuda!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.