Minhas chaves para a vitória sobre o pecado

Minhas chaves para a vitória sobre o pecado

Algumas coisas que foram fundamentais para levar Carl a uma vida de vitória e, que também pode ajudá-lo

6 minutos ·

Na minha vida cristã, encontrei certas "chaves", se eu quero, para a vitória sobre o pecado. Estas são as chaves que eu aprendi lentamente, por  muitas vezes caindo antes de eu finalmente chegar a uma vida de vitória sobre o pecado. O versículo principal a lembrar em todas estas chaves é "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". Tiago 4: 6. Se sou orgulhoso, estas chaves estão perdidas em mim, mas quando sou humilde trabalham para a salvação da minha alma.

1. Chegar à fé que Deus me chamou para ser vitorioso sobre o pecado

Isso é importante porque Satanás, a.k.a. "o acusador", tenta me dizer que nunca posso ter vitória sobre o pecado, por causa da facilidade com que eu sou tentado. Tornou-se muito claro para mim que Deus me escolheu quando ouvi alguém dizer: "Você pode ter certeza de que Deus o chamou se você tiver um anseio para atendê-lo, porque Deus é justo e não plantaria esse anseio em seu coração se Ele não tivesse te chamado para cumpri-lo ". Isso tornou muito simples para mim, porque senti que queria ser bem agradável a Deus. Mesmo que eu nem soubesse exatamente o que isso implicava na época.

Desde então, tive fé que Deus me chamou, mesmo quando vejo com que rapidez eu estou tentado com raiva ou impaciência, por exemplo, e, assim, vejo a verdadeira miséria da minha natureza humana herdada. Quando o acusador tenta usar essa miséria como uma desculpa para me fazer pecar, como se eu "não pudesse ajudá-la", uso essas palavras como defesa:

“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.” 1 Coríntios 1:26-28

Eu posso me alegrar de me encaixar nessa categoria junto com Paulo e muitos outros que foram antes de mim. Não tenho motivos para me desencorajar por ter uma tal companhia, porque vivo uma vida de esperança para o que pode ser.

2. Reconheço minha fraqueza

Esta foi a chave que tem sido a mais difícil de encontrar. Como ser humano, posso me dar muitas liberdades que na verdade não deveria. Por exemplo: assistir a um programa de TV que eu sei é inadequado. Isso me deixa com problemas se eu quiser me manter puro. Eu quero ser puro, mas agora tenho imagens ou piadas impuras flutuando em minha mente porque eu não desisti daquele show burro, como eu sabia que deveria ter. Em vez disso, eu tenho pensamento como se não "mostrassem" nada no programa de TV, então não é tão ruim assim. Bem, isso foi exposto como uma mentira, porque é quase impossível ouvir algo e não obter uma imagem mental disso. O mesmo vale para a leitura. Descobri que essas imagens mentais podem voltar e me provar mais tarde, e é realmente tudo, porque eu não reconheci o quão fraco eu era quando se tratava de meus desejos.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” 1 Coríntios 10:23.

Preciso manter este versículo, então não me afastei da verdade. E a verdade é: eu sou extremamente fraco. As tentações sexuais estão bem na porta. O mundo inteiro está atormentado por isso, e eu posso ser também. Mesmo como cristão, se eu me entregar a falsas liberdades. Cada pessoa deve determinar por si mesma o que eles precisam desistir para ser bem-humorado e manter-se puro. Para mim isso significa extrema cautela em assistir e ler e olhar para todas as diferentes formas de mídia. Não consigo me afastar com coisas que não devo, se eu for sincera sobre o que é útil e o que é edificante.

3. Procure Irmandade!

Isto está em estreita ligação com o número dois. Eu entendo que eu sou fraco, mas a comunhão com irmãos e irmãs que lutam a mesma batalha pode me fortalecer e encorajar imensamente. Um soldado nunca deve perder uma oportunidade de ser fortalecido para a batalha!

Tenho a sorte de fazer parte de uma igreja onde há muitas pessoas ao meu redor que também têm um anseio pela vitória sobre o pecado. É minha responsabilidade cumprir essas exortações necessárias do autor de Hebreus:

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Hebreus 10:24-25.

Comunhão tornou-se uma prioridade para mim, pelo único motivo que eu preciso. Sem isso, eu começo a perceber a falta de poder e decisão na minha vida. Não tenho mais certeza do que quero ou do que é importante. Foi uma tremenda ajuda para mim ter uma vida de vitória.

4. Chame o pecado de pecado!

Percebi cada vez mais que, se eu não reconhecer conscientemente o pecado pelo que é, então me tornarei indiferente e preguiçoso. Muito do que é pecado grave na Bíblia tornou-se muito normal no mundo de hoje

Caluniar, por exemplo. Todo mundo e sua mãe calunia, certo? Nós talvez não liguemos para isso, mas isso é o que é, embora tentemos justificá-lo. Eu tenho que lembrar que em Romanos 1:30 os caluniadores são classificados junto com odiadores de Deus! Quando eu entendo como Deus se sente sobre isso, então vou ver o quão grave é uma ofensa de maldição

Sinto a necessidade de orar por uma seriedade cada vez maior e ódio pelo pecado. O padrão de pecado de Deus também deve ser o meu padrão de pecado. É impossível pecar em uma área e não começar a ceder em mais áreas. Pecado rasteja. Começa com uma área e logo volto a ficar vinculado em muitas áreas. Isso eu experimentei pessoalmente, e posso testemunhar que é verdade.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.