A história mais curta da Bíblia

A história mais curta da Bíblia

Você pode nunca ter ouvido essa história, mas tem uma mensagem muito importante.

4 minutos ·

Enterrado profundamente no primeiro livro de Crônicas, interrompendo o fluxo de listas cronológicas, é uma história muito curta e pungente. A história de um homem cujo nome significa "ele irá causar dor."

"Agora Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos, e sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: ‘Porque com dores o dei à luz." Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo:' Se me abençoares muitissimo, e meus termos amplificares, e a tua mçao for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeuo que lhe tinha pedido." 1 Crônicas 4: 9-10.

Imagine um menino que cresceu com um nome parecido. Toda vez que ele ouviu o seu nome, foi lembrete de que ele causou dor à sua mãe. O que é um fardo. Não admira que ele chamou a Deus da maneira que ele fez. Parece que o efeito o seu nome e começos tinha sobre ele era uma determinação para não ser a fonte de mais dor a ninguém. Em vez disso, o que ele queria era para que Deus o abençoasse, ampliar seu território, ter Sua mão com ele, e mantê-lo longe do mal.

O que eu estou pensando sobre?

A maneira que eu li essa história, ele não estava em busca de algo para seu próprio bem. Que "ampliar meu território" não era egoísta, mas um desejo que Deus equipá-lo para abençoar e tornar a vida boa para os outros. Ele estava pedindo coisas que ele considerava necessários para passar essa bênção, ajuda e força para os outros ao seu redor. De modo que sua vida poderia contradizer o significado de seu nome.

Tenho pensado muitas vezes sobre a oração deste homem. Tantas vezes eu começo a orar por meus amigos e minha família, quem quer que Deus coloca no meu coração, e 10 segundos depois minha linha de pensamento decolou na pista errada, velocidade máxima. Eu estou pensando sobre o que fazer para o jantar, como lidar com uma situação no trabalho, ou algo parecido. Por que é tão difícil para mim concentrar-se nos outros?

Ou, por exemplo, eu vejo alguém que eu sei que está passando por um momento difícil. Eu quero ajudá-los, passar tempo com eles, incentivá-los, animá-los. Mas, de repente torna-se difícil encontrar o tempo. Quando é que eu vou ser capaz de ter um pouco de tempo comigo? Ou eu começo a ficar nervoso que eu não vou saber o que dizer ou como ajudar. Torna-se muito fácil encontrar uma desculpa.

A oração do meu coração

Tornou-se dolorosamente óbvio para mim que é incrivelmente fácil apenas para permitir que todo o meu tempo, energia, foco, e assim por diante, gira em torno de mim. "Olhe para fora para o número 1." É o mantra da raça humana. Mas eu sei que não é a maneira que Deus me quer tê-lo. Em 1 Coríntios 13:13 que diz que "o maior destes é o amor." Eu preciso direcionar meus pensamentos longe de mim e os meus próprios interesses. Eu preciso ter um amor para os outros que me estimula, em vez de fazer o bem para, orar, abençoá-los.

Passar essa bênção diante. Assim que eu tenho as palavras para dizer para ajudar. Isso eu sei o que eu posso fazer por eles. Dê a sua mão sobre mim, para que eu me mantenha sobre os caminhos da justiça sempre, e manter-me do mal, para que eu possa ser uma luz e um exemplo. Assim que a minha vida possa brilhar como um exemplo de um verdadeiro cristão; aquele que tem o amor de Deus não permanece em mim ". (1 João 3:17)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.