"Eu creio; Ajude minha incredulidade! "

"Eu creio; Ajude minha incredulidade! "

Uma contradição em termos?

4 minutos ·

Em Marcos 9: 14-24, lemos sobre um homem que tinha um filho possuído por um espírito. Ele trouxe seu filho aos discípulos de Jesus para que o espírito fosse expulso, mas eles não podiam. Quando Jesus veio e os discípulos lhe disseram que haviam falhado, Ele pediu que o menino fosse trazido a Ele.

O homem então pediu a Jesus para expulsar o espírito "se pudesse" e Jesus respondeu: "Se você pode crer, tudo é possível para aqueles que crêem". O homem então gritou: "Creio; Ajude minha incredulidade! "

Existe uma contradição aqui? O homem declarou em cinco palavras que tanto acreditava como não acreditava? Ou ele pensou que ele acreditava, mas depois percebeu que ele não cria, e levá-lo de volta? Talvez ele pensasse que Jesus queria ouvi-lo dizer que cria, mas então percebeu que tinha mentido?

Eu não acho que há uma contradição aqui. O homem trouxe seu filho a Jesus porque ele tinha ouvido que Jesus poderia curá-lo: se ele não tivesse acreditado que ele teria ficado em casa. Trazer seu filho para Jesus era uma declaração de fé. Por que então ele disse "ajuda a minha incredulidade?"

Crença em Deus vs. fé pessoal

Não precisamos olhar muito longe para obter uma resposta. Milhões de pessoas em todo o mundo vão à igreja para ouvir a Palavra de Deus e ler a Bíblia; Esses atos podem ser considerados declarações de fé no que ouvimos e lemos. Mas e a nossa fé para nós mesmos? Será que realmente temos fé em que a Palavra de Deus pode ser realizada em nossas vidas? Quando ouvimos o versículo, "em tudo dê graças" (1 Tessalonicenses 5:18), nós realmente damos graças em tudo, ou apenas as coisas boas que encontramos? É muito fácil dar graças por coisas boas, mas devemos dar graças em tudo. Ou quando ouvimos não ficar com raiva ou se tornar amargo, realmente acreditamos que podemos fazer isso? Aprender a controlar a nós mesmos e não deixar que a nossa raiva guie nossas palavras e ações é bom, e não deixar a amargura mostrar quando falamos com alguém é bom, mas realmente acreditamos que, pela graça de Deus, não podemos ficar irritados ou amargurados no primeiro momento? (Efésios 4: 31)

Quando nos deparamos com nossa própria natureza pecaminosa e vemos quão profundamente caída é nossa natureza e quão fácil é para nós cair em falta, então podemos ter esse grito em nossos corações. "Meu Deus, eu creio que você existe e que sua Palavra é verdadeira, mas me ajude a acreditar que é possível para mim viver de acordo com sua Palavra!" Todas as coisas boas vêm de Deus e todos os problemas e as más coisas vêm do pecado. Quando recebemos a fé de que podemos realmente viver de acordo com a Palavra de Deus e parar de pecar e realmente não ficar amargos e zangados então podemos ter uma vida verdadeiramente boa como Deus pretendia. (1 João 3: 6-9)

Algo pode acontecer em você!

Eu, pessoalmente, nasci em uma família da igreja e fui um membro ativo da minha igreja toda a minha vida. Nunca lutei com os pensamentos de que a Bíblia estava errada ou falsa, mas chegar a uma fé pessoal de que a Palavra e vontade de Deus poderia ser cumprida em minha vida foi um passo enorme além da fé de uma criança no que ela ouve. Este grito de "ajuda a minha incredulidade" não é uma ocorrência única: acontece todos os dias quando encontramos o pecado e a natureza humana em nós mesmos que impediriam o uso de alinhar nossas vidas com a Palavra de Deus e vontade para nós.

Você tem fé de que a Palavra de Deus pode ser realizada em sua vida? Você acredita que as palavras gloriosas que você lê realmente podem ter lugar em você? Quando nos deparamos com essa arraigada falta de fé para nós mesmos, então podemos realmente chorar, "Eu creio: ajude minha incredulidade". Ter esta oração em nossas vidas não é um fracasso da fé: vem de uma profunda necessidade de viver uma vida que é agradável a Deus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.