De leve aflição a um peso eterno de glória

De leve aflição a um peso eterno de glória

Ninguém deseja provações sobre si mesmo, mas por que essas experiências são o caminho para participar da glória de Deus?

4 minutos ·

“Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.” Hebreus 2:10.

É abençoado e reconfortante saber que Cristo nos tomou e que agora Ele nos leva à glória com uma mão poderosa.

Por natureza, não temos glória em nós mesmos, portanto, se quisermos participar de uma vida gloriosa, agora e para a eternidade, então a natureza de Deus deve aumentar em nós. No entanto, para podermos receber Sua vida e Sua natureza, Ele precisa nos conduzir de muitas formas surpreendentes em todos os tipos de circunstâncias. Ele nos curva através dos sofrimentos e nos purifica na fornalha da aflição, e através de tudo isso aprendemos a conhecer o Seu bom caminho e vontade para nós.

Se estamos plenamente conscientes de que estamos debaixo de Sua boa e poderosa orientação sobre o caminho para a glória em tudo que nos encontra, o resultado será, como está escrito, que as aflições serão leves e momentâneas, e irão trazer para nós um peso muito maior e eterno de glória. (2 Coríntios 4:17)

Quando Cristo vier para levar Sua noiva à glória, será um grupo de pessoas que Ele de antemão foi capaz de levar a Sua própria vida de glória no meio da escuridão e maldade do mundo. Nas muitas provações da vida, eles foram totalmente moldados pelos sofrimentos da mesma maneira que o autor de sua salvação.

Se cada um deles pudesse relacionar sua jornada através da vida em detalhes, eles falariam de muitas experiências incríveis – e nenhum deles teria querido perder nenhuma das coisas que Deus em Sua sabedoria os conduziu no caminho da glória. . Aqueles que eram orgulhosos e teimosos por natureza seriam capazes de relacionar todas as coisas que tinham que experimentar a fim de serem quebrados de acordo com a carne, para que a humildade e a bondade pudessem irradiar deles. Eles louvarão e agradecerão a Deus por toda a eternidade, por gratidão por este grande e abençoado resultado. E se apenas a sorte tivesse sorrido para eles? Então eles teriam mantido sua rigidez e orgulho pelo resto de suas vidas!

Nós podemos participar da glória de Deus como esses heróis!

José foi jogado no poço e na prisão a caminho de se tornar um governante. Davi foi um exilado, perseguido por homens invejosos a caminho de seu reino. Seus salmos proféticos e muito abençoados nasceram através de sofrimentos, tribulações, batalhas e oposição.

Jesus foi tentado e provado como nós somos porque Ele tinha a mesma carne que nós temos. Sofreu, sendo tentado e aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu; e assim Ele aumentou em sabedoria. O autor da nossa salvação foi aperfeiçoado através dos sofrimentos. Ninguém foi tão obediente e fiel como ele. Ele suportou todas as provações da vida sem pecar. Ele é verdadeiramente um digno Príncipe entre seus irmãos. (Hebreus 2:14-18; Hebreus 5:7-8; Hebreus 2:10)

Precisamos possuir a sabedoria de Deus para que Ele possa nos usar, e só podemos recebê-la por meio de sofrimentos e fidelidade nas provações da vida.

Que possamos aguardar ansiosamente a alegria que nos espera, como Jesus fez, e louvar a Deus por tudo no caminho da glória!


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez com o título "No caminho da glória", no periódico "Skjulte Skatter" ("Tesouros Escondidos") do BCC, em junho de 1953.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.